Sobre as promessas mirabolantes dos candidatos

Prefeito e vereadores vão cuidar de coisas simples como manter a cidade limpa e as contas da Prefeitura Municipal em ordem



Observando um pouco a prosa de candidatos a prefeito, a gente fica pensando que daqui a pouco teremos camarada por aí prometendo fazer chover, caso seja eleito. Ao menos em minha opinião, se o prefeito cuidar muito bem das avenidas, ruas e praças, já está de bom tamanho. Se a gente contar com ruas sem buracos na pista, limpeza urbana eficiente, iluminação permanente e de boa qualidade, olha, nossa cidade já estará no lucro. Claro que tem um monte de outras coisas que precisam sim da atenção e trabalho do chefe do poder Executivo Municipal, lógico e evidente.

Agora, é o seguinte, o gestor que põe a máquina pública para funcionar, como simplifiquei no parágrafo acima, mantendo a cidade limpa, certamente dará conta de proporcionar serviços de melhor qualidade também nas áreas da Educação, Saúde e Assistência Social, por exemplo. O camarada bom de serviço, que se preocupa com a limpeza dos logradouros públicos da cidade é alguém comprometido com sua gente, tem cuidado com o cidadão, com o patrimônio comum a todos, trabalha bem e implementa políticas públicas capazes de tornar a estrutura de poder mais atuante e em consonância com os anseios, digamos, mais básicos e necessários da comunidade.

Se o candidato fica aí prometendo mundos e fundos, ações que dependem mais de convênios e/ou de parcerias com governos estadual e federal, já dá preguiça na gente só de ouvir. Como o sujeito vai fazer coisas mais complexas se não consegue nos passar segurança de que sequer manterá ruas e avenidas limpas? Ah, fala sério! O sujeito se candidata, desanda a se autoproclamar “o cara”, dizendo que vai fazer e acontecer, mas, no poder, acaba realizando um trabalho, como diz aquele personagem lá, o Poderoso Castiga, “mais ou menos, mais ou menos”.

Olha bem, o que estou dizendo é que o candidato, principalmente a prefeito, tem a obrigação de falar claramente a prioridade de seu governo. Isso de propostas, plano de governo, é algo retórico demais da conta. Plano de Governo, em tempo, os caras fazem aí chegam até a registrar em cartório, entregam à Justiça Eleitoral, assumem o poder e, se brincar, nem se lembram mais de consultar o que prometeram, comprometeram, em realizar por escrito. Felizmente ou infelizmente, estamos diante de um item dos usos e costumes da nossa política.

Prefeito e vereador vão cuidar de coisas mais simples mesmo, porém que afetam o dia a dia de todos nós. Por isso é que estou me referindo aqui a manter avenidas, ruas e praças limpas, sem buracos, iluminadas à noite, dito de outra forma, espaço público bem cuidado. E importante, as contas da Prefeitura Municipal em ordem, bem fiscalizadas e transparentemente geridas. É disso que se trata. É isso mesmo, simples assim. Esse palavrório de atrair novas empresas, gerar empregos, é se der, depois de limpar a cidade. Entendeu? É um raciocínio “simplesmente simples” (A benção, Machado de Assis!). E mais não digo nem me foi perguntado.


Comentários