Permitam-me cometer aqui uma patriotada neste 7 de Setembro

Olhando nossa realidade acredito que a democracia brasileira está consolidada e cabe ao povo trabalhar para melhorar este país, desconfiando de salvadores da pátria



Hoje é Dia da Independência do Brasil, Feriado Nacional. Os trabalhadores, em sua maioria, estão em casa curtindo esse merecido descanso. Seria melhor, penso eu, se o povão estivesse nas ruas, avenidas e praças das cidades deste País comemorando ou celebrando a efeméride cívica, sei lá. Deve dar no mesmo. O fato é que estamos vivos e bem. Poderíamos estar em melhores condições? É lógico e evidente que sim. Mas é o que temos para estes 194 anos em que este Brasil de meu Deus se tornou independente de Portugal.

Ao contrário do que muitos andam a dizer por aí, a democracia brasileira vai bem e está consolidada. Pelo menos, na minha opinião que vale muito pouco diante da afirmação inclusive do presidente da República, Michel Temer (PMDB), para quem “a democracia brasileira está mais ou menos consolidada”. Não só o atual chefe da Nação pensa assim, como também inúmeras outras criaturas melhor aquinhoadas de inteligência, cultura, prestígio, dinheiro e poder do que este blogueiro, pensam do mesmo modo. Data venia, discordo. Vou na contramão.

Olha, depois daquela ditadura militar, cujo marco é o dia 31 de Março de 1964, os brasileiros foram se reencontrar com a democracia no final dos de 1980, quando voltamos a ter eleições gerais, com voto direto e de dois em dois anos estamos aí às voltas, como agora, com pleitos para escolhermos desde o presidente da República até os vereadores. Há imperfeições, defeitos, erros a serem corrigidos, mas temos liberdade para nos expressar e nos posicionar politicamente como bem entendemos e isso não tem preço, uma vez que possui um valor inestimável.

Tivemos já dois processos de impeachment de nada menos do que o presidente da República por duas vezes, com Collor de Mello e agora, no mês passado, com a presidente Dilma Rousseff. E daí? E daí que foram seguidas as regras estabelecidas para estes casos que estão capitulados na Constituição Federal, numa lei específica, bem como em verdadeiro manual de procedimentos traçados por ninguém menos que o Supremo Tribunal Federal (STF), o guardião do texto constitucional. E o que ocorreu mesmo? Uái, ainda há gente contrariada com a medida, acusando golpe daqui e dali em manifestações que não raras vezes até descambam para a violência, mas o grosso da população assimilou a decisão e a vida vai seguindo.

Temos, sim, ainda muita coisa para ser melhorada, em termos de desenvolvimento socioeconômico, para citar apenas isso aqui, mas é bobagem perdermos tempo nos depreciando, achando que alguém, uma pessoa física ou instituição qualquer, virá, como dizem, “passar o Brasil a limpo”, solucionando todos os nossos problemas. Não, isso é tarefa para um povo inteiro e não trabalho ou missão algo divina que um camarada poderá realizar sozinho, no papel de herói dos brasileiros. O tempo vai passando, a gente está percebendo que na vida real não existem mocinhos e bandidos e se quisermos de verdade construir uma grande nação, teremos que trabalhar, e muito, para tanto.

Para terminar essa notinha, quero dizer que concordo com o Nando Reis quando canta que “O mundo é bão, Sebastião”, porém o negócio aqui parece ser um tantinho mais complicado do que em outros lugares, porém vale lembrar que há países com dificuldades bem maiores do que as enfrentadas por nós em nosso cotidiano. Então, prefiro acreditar que o nosso trabalho de construir no dia a dia um País melhor para se viver ficará mais leve se acreditarmos nessa bondade e seguirmos adiante sem jamais levar a sério essa conversa de salvadores da pátria. E por isso mesmo, reafirmando o que acabo de afirma, arrisco um “Viva o Brasil e Viva o Povo Brasileiro!!!” E tenho dito!


Comentários

Anônimo disse…
Se o Brasil se tornar um país socialmente desenvolvido, ainda vai demorar umas centenas de anos porque não vejo melhoras a longo prazo. Um país que a sociedade, a imprensa, os meios de comunicação valorizam e estimulam vulgaridade, superficialidade, depravação.Um país que a legislação penal beneficia quem não trabalha quem não produz. Um país que a cultura é de se dar bem aplicando golpe, trabalhando pouco. Um país que as autoridades e instituições não valorizam o trabalho e a educação.Um país que não estimula e incentiva o ser humano a se auto desenvolver e sim a ser tratado como um coitado que carece de beneficios de um governo assistêncialista.Um país em que as pessoas enchem a boca pra gritar pelos seus direiros mas custam cumprir suas obrigações. Na grande maioria as gerações futuras estão sendo criadas por avós sem a presença dos pais em famílias desestruturadas de qualquer jeito sem orientação do caminho do bem. Como esperar desenvolvimento social de um país assim ?