A virada nas pesquisas de intenção de voto em Trindade. Será?

Publicação de pesquisa apontando ligeira vantagem do candidato Dr. Antônio (PR) sobre o prefeito Jânio Darrot (PSDB) movimentou hoje a campanha eleitoral na “Capital da Fé”



O Diário da Manhã em sua edição desta quinta-feira (22) estampou o resultado da pesquisa de intenção de voto do eleitorado trindadense para a eleição de prefeito de Trindade deste ano, em metade da página 9, inclusive com direito à chamada no alto da capa. O levantamento foi realizado por um instituto pouco conhecido dos trindadenses, o Dados Folha, com sede em Caldas Novas, A matéria mostra foto de caminhada do candidato republicano Dr. Antônio e um texto de 6 colunas, assinado por Humberto Pedreira, cujo título ficou assim: “Dr. Antônio vira em Trindade”. Se isso é certo ou não, 2 de outubro está ali para nos dizer.

Fomos informados pela matéria de Pedreira que os pesquisadores do Dados Folha ouviram 800 eleitores no Centro de Trindade e em bairros periféricos, nos dias 18 a 21 deste mês. A margem de erro foi 4,88 pontos porcentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 03129/2016.

Na modalidade espontânea, o candidato Dr. Antônio (PR) aparece na primeira colocação com 28,75% das intenções de voto. Jânio Darrot (PSDB) ficou em segundo lugar com 26,50%. Ricardo Fortunato (PMDB) vem na terceira posição com 7,75%. Alexandre Compleite (DEM) foi o último colocado com 2,25%. Brancos/Nulos ficaram em 10,25%. Indecisos somaram 24,50%.





Na forma estimulada com cartela de nomes, Dr. Antônio (PR) continua liderando com 34,25%. Jânio Darrot (PSDB) permanece na segunda posição com 30,75%. Ricardo Fortunato (PMDB) manteve o terceiro lugar com 12,25%. Alexandre Compleite (DEM), por sua vez, segue na última posição com 4%. Brancos/Nulos somaram 8,5%. Os indecisos chegaram a 10,25%.

Quanto à rejeição, o candidato Dr. Antônio (PR) também aparece muito bem na fita da pesquisa Dados Folha, apenas 5,5% dos 800 entrevistados disseram que não votariam no concorrente republicano. Ricardo Fortunato (PMDB) é o mais rejeitado por 42,5% dos pesquisados. Jânio Darrot (PSDB) tem 34% e Alexandre Compleite (DEM), 9,25%.

Comentário
Na vida e na política, todo resultado bom deve ser mesmo comemorado, ora bolas. Mas isso é lá com os envolvidos diretamente na disputa eleitoral, vale dizer. Quem está do lado de cá observando a peleja, precisamente o nosso caso, é recomendável prestar mais atenção em outros pontos retratados pela pesquisa acima referenciada. Vejamos.

O candidato Dr. Antônio liderou esta pesquisa, mas ainda está dentro da margem de erro do levantamento, que é de 4,88 pontos porcentuais para mais ou para menos. Tomando os números da modalidade espontânea, temos que o candidato republicano pode oscilar entre 23,87% a 33,63%. Jânio Darrot pode variar de 21,62% a 31,38%. Já Ricardo Fortunato pode movimentar-se de 7,37% a 17,13%. Enquanto isso, Alexandre Compleite deve chegar a, no máximo, 7,13%, lembrando que não há como ter votação negativa.

Isso tudo para dizer que os números da pesquisa são interessantes para animar sim os apoiadores da campanha do candidato Dr. Antônio, injetando ânimo em todos que estão nessa batalha pela conquista do comando da Prefeitura Municipal de Trindade para o período de janeiro de 2017 a dezembro de 2020. Ao mesmo tempo, fica um alerta para o pessoal da campanha do prefeito Jânio Darrot que tenta a reeleição e que, segundo outras pesquisas, estaria voando em céu de brigadeiro nesta disputa. Salto alto funciona bem paras as modelos elegantes nas passarelas, porém na corrida pelos votos dos eleitores é melhor usar as tais das sandálias da humildade: Aviso para todos os navegantes, se é que me entendem.

A situação para Ricardo Fortunato fica um tantinho mais complicada porque a distância pois a distância que o separa dos 2 candidatos melhor posicionados nesta e em outras pesquisas só faz aumentar. Algo muito parecido se pode afirmar a respeito do candidato Alexandre Compleite que tem aparecido em diversos levantamentos divulgados, na última colocação. Agora, é uma espécie de obviedade, mas disputa eleitoral é um terreno fértil para a atuação do imponderável que prega peças nos políticos e também em quem se mete a analisar esses “torneios” de caça ao voto. Muitas vezes as urnas dizem algo bem diferente do que a “vã filosofia” reinante insistia em afirmar. Melhor e mais seguro esperar o veredito final, lá em 2 de outubro.

Um aspecto da pesquisa em tela vale muito a pena a gente chamar a atenção. Falo da rejeição do eleitorado aos candidatos. Neste quesito Dr. Antônio vai bem com meros 5,5%. Alexandre Compleite também não pode se queixar pois somente 9,25% dos eleitores o rejeitam. Jânio Darrot já conta a rejeição na faixa de 34%. E o líder neste critério que atrapalha demais o sucesso nas lutas eleitorais, é o ex-prefeito e candidato Ricardo Fortunato com 42,5% de eleitores que rejeitam seu nome.

Terminando, o bom da divulgação dessa pesquisa, que muita gente da política em Trindade se esforçou hoje para desqualificar, é que deu uma mexida na campanha como um todo. Puxa vida, como essa disputa está água com açúcar. Ao menos nesta reta final, lembrando que a campanha se encerrará no dia 30, teremos talvez uma movimentação mais intensa dos candidatos. É isso aí!


Comentários