Advocacia realizou ato de desagravo pela agressão policial a advogado em Goiânia

Não aceitamos violência policial. Não aceitamos abuso de autoridade”.

Advogados em ato de desagravo. (Foto: Reprodução)

Na manhã desta quarta-feira (28), em frente ao Camelódromo da Vila Nova, em Goiânia, foi realizado ato de desagravo público em repúdio às agressões sofridas pelo advogado Orcélio Ferreira Silvério Júnior, praticadas por policiais militares, na quarta-feira (21), no mesmo local.

O ato foi realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção Goiás, cujo presidente Lúcio Flávio de Paiva, repudiou o ataque ao livre exercício da advocacia, a violação dos direitos e garantias fundamentais de todo cidadão brasileiro, assegurados pela Constituição Federal de 1988 e a violência policial crescente. “Pesa sobre os ombros da OAB-GO, o ônus de dizer, em alto e bom som, aquilo que muitos constatam mas não verbalizam: cresce em Goiás, a olhos vistos, os casos de violência policial e abuso de autoridade, em espiral que se não for interrompida agora, ameaça sair do controle. Não aceitamos violência policial. Não aceitamos abuso de autoridade”, afirmou o presidente.

Eliane das Dores Ferreira, advogada, participou do ato e destacou a relevância do papel desempenhado pela advocacia, conforme estabelecido na Constituição em vigor, lembrando que ela e seus pares não podem se acovardar diante de agressões desse tipo. “O advogado exerce papel fundamental na sociedade, na busca de direitos e garantias estabelecidas em lei e na Carta Magna, e não pode se acovardar ou ter sua atuação ameaçada. A OAB está unida para que nossas prerrogativas não sejam mais violadas”, pontuou.

No evento foi registrada uma grande participação de advogados da Subseção de Trindade da OAB, tanto presencialmente como telepresencial, pois afinal de contas os operadores do direito estavam ali a “exigir providências e que seja restabelecido o respeito às garantias constitucionais, bem como demonstrar seu repúdio aos atos de violências reiterados pela atuação ilegal e truculenta da polícia”.

Participaram ainda do ato dirigentes da OAB Seção Goiás, tais como o vice-presidente Thales Jayme; o secretário-geral Jacó Coelho; a secretária-adjunta Delzira Menezes; o diretor-tesoureiro Roberto Serra da Silva Maia. E pela OAB Nacional, o secretário-geral José Alberto Simonetti. Havia também representantes de Seccionais de 12 Estados (AM, DF, PR, TO, RJ, SP, AC, PA, PI, RO, AL, RN) e quatro presidentes de Seccionais, OAB-DF, Délio Lins e Silva Junior; OAB-TO, Gedeon Pitaluga; OAB-MT, Leonardo Campos; OAB-PR, Cássio Teles.


Comentários