Prefeito de Trindade decreta situação de risco de emergência hídrica

No Decreto publicado nesta quarta-feira (14), há previsão de monitoramento do consumo de água no meio rural, possibilidade de suspensão de outorga e fiscalização na zona urbana: lavar carros e calçadas com água de mangueira poderá dar multa

Estiagem coloca o consumo racional de água em pauta. 


Decreto nº 2.456, de 8 de julho de 2021, assinado pelo prefeito Marden Júnior (Patriota), declara situação de risco de emergência hídrica em Trindade e define ações com o objetivo de se garantir o uso prioritário de água.


O documento autoriza a Secretaria do Meio Ambiente a formalizar acordo com a Saneago para realizar o monitoramento do nível de água na bacia do Córrego Arrozal, verificando a retirada pelos produtores rurais, com a possibilidade de, havendo necessidade, suspender as outorgas, a fim de se garantir água para o consumo humano e também dos animais na região.

Conforme estabelece o decreto municipal, a Secretaria do Meio Ambiente tem agora autorização para “regular a utilização das águas armazenadas em lagos sob controle do Município”. Deverá ocorrer fiscalização relativa à má utilização da água para lavar calçadas, carros, nas residências.

Tudo isso, claro, tem a ver com a forte estiagem no país, prevista para durar de junho a setembro deste ano nos Estados que integram a região (Goiás, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo) hidrográfica da Bahia do Paraná.

Saneago

Este blog fez contato com a Saneago a respeito do nível do reservatório de água do Arrozal e a estatal informou, em nota, ter realizado "intenso planejamento e todos os trabalhos necessários para garantir o fornecimento de água regular, inclusive no período de estiagem, em todos os municípios atendidos pela Companhia".

A empresa afirmou também existir água suficiente para manter o fornecimento aos consumidores. "No momento, os mananciais de abastecimento estão com disponibilidade hídrica suficiente para assegurar a estabilidade no fornecimento de água tratada".

Vale lembrar, a propósito, que prudência no uso de água é sempre algo bem-vindo, para se evitar quaisquer desperdícios, sobretudo em tempo de escassez de chuva como este que vivemos. "No entanto, o período de estiagem demanda cautela e consumo consciente", pontua a estatal.

Sobre atividades relacionadas às precauções visando à diminuição e controle das perdas de água, a nota menciona ainda o alcance de resultados importantes neste aspecto. “O resultado do intenso trabalho está nos números alcançados. Enquanto a média nacional de perdas atinge 39%, os índices específicos da Saneago estão em apenas 26,9% para Goiás e 27,55% para Trindade; entre os melhores do País”, informa.

A estatal goiana de abastecimento pontuou ainda na mesma nota que, apesar de termos tido seca também no ano passado, foi possível o fornecimento de água em razão dos procedimentos adotados. “Em 2019 e 2020, mesmo com estiagem prolongada, o abastecimento foi reglar, devido às ações em conjunto com demais órgãos do Governo do Estado”, pontuou a Saneago.

Há uma previsão de reunião entre gestores da Saneago e da Prefeitura Trindade para esta quinta-feira (15). Na nota, a estatal garante que mantém “diálogo” com a atual gestão municipal. “A Companhia também está em constante diálogo com a Prefeitura de Trindade e acompanhará o Decreto Municipal”.

Veja abaixo, em azul, a íntegra da nota da Saneago.

A Saneago realizou um intenso planejamento e todos os trabalhos necessários para garantir o fornecimento de água regular, inclusive no período de estiagem, em todos os municípios atendidos pela Companhia. No momento, os mananciais de abastecimento estão com disponibilidade hídrica suficiente para assegurar a estabilidade no fornecimento de água tratada. No entanto, o período de estiagem demanda cautela e consumo consciente. No hotsite www.saneago.com.br/dicas/ há dicas para o consumo consciente de água tratada.

Da mesma forma que a Saneago solicita à população o uso consciente da água, a Companhia também faz o seu papel, atuando com firmeza no combate às perdas na distribuição. O resultado do intenso trabalho está nos números alcançados. Enquanto a média nacional de perdas atinge 39%, os índices específicos da Saneago estão em apenas 26,9% para Goiás e 27,55% para Trindade; entre os melhores do País.

Estas ações de combate a perdas são fundamentais para a preservação dos recursos hídricos, uma vez que, quanto menor a perda de água, menor será o volume retirado dos mananciais e, por consequência, maior será o aumento de disponibilidade hídrica para a população. A Saneago criou uma cultura interna de eficiência, evitando o desperdício e proporcionando maior sustentabilidade econômica, social e ambiental. A Companhia continuará a intensificar os esforços para reduzir, cada vez mais, os índices de perdas.

A maior força-tarefa de caça a vazamentos ocultos já realizada no Brasil segue a todo vapor. A operação teve início em janeiro de 2020. Desde então, ocorre continuamente, sendo intensificada no período pré-estiagem para assegurar reforço ao abastecimento da Região Metropolitana de Goiânia. Além da Capital, a iniciativa abrange Aparecida de Goiânia, Trindade e Goianira – tendo sido esta última incluída ao grupo em 2021.

Os trabalhos abrangem a pesquisa de vazamentos por meio de haste de escuta e a substituição de ramais danificados. Apenas em 2020, foram vistoriadas mais de 468 mil ligações, o que representa 60% do total.

A Saneago realiza continuamente um grande conjunto de pequenas obras voltadas ao operacional para aprimorar os sistemas de abastecimento: automação de sistemas, instalação de Válvulas Reguladoras de Pressão, perfuração e interligação de poços, aumento de reservação, trabalho constante de redução de perdas, entre outros.

Mesmo antes do Sistema Nacional de Meteorologia emitir o alerta de emergência hídrica em Goiás, a Saneago e o Governo de Goiás já estavam se preparando para a estiagem deste ano.

Em 2019 e 2020, mesmo com estiagem prolongada, o abastecimento foi regular, devido às ações em conjunto com demais órgãos do Governo do Estado. A Saneago está cumprindo todo o decreto deste ano, tomando providências para: 1) reduzir as perdas na distribuição; 2) apoiar o monitoramento telemétrico das vazões; 3) apoiar a implementação de mecanismos hidráulicos em barragens; 4) apoiar ações de monitoramento fluviométrico em tempo real das vazões de cursos de água das bacias alvo; 5) apresentar à Semad proposta de ações de médio e longo prazos para recuperar capacidade hídrica da bacia do Meia Ponte; 6) apoiar, por intermédio de materiais e insumos, o desenvolvimento de programa de recuperação das bacias alvo; 7) implementar ações de conscientização e informação da população quanto à economia e ao uso racional de água – com campanha em canais de televisão, rádios e mídias digitais.

A Companhia também está em constante diálogo com a Prefeitura de Trindade e acompanhará o Decreto Municipal.


Comentários