Sobre a dinâmica frenética da política na vida

Jânio Darrot num quadro de dificuldade política, uma atividade bastante suscetível a mudanças

Jânio Darrot (Patriota) de olho em 2022. (Foto: Reprodução)


A vida é mesmo muito dinâmica e nela a política então, Divino Pai Eterno! As coisas acontecem sempre numa velocidade de dar medo e no meio disso tudo as coisas vão mudando numa batida frenética. O camarada presta atenção nos acontecimentos e entende de um jeito, daqui a pouco o negócio sofre uma transformação profunda. Sim, não raras vezes, há mudanças que deixam as coisas como sempre estiveram. Paradoxal isso, né? Ah, mas estamos falando de política, ora pois! Onde é que este blogueiro pretende chegar com tamanho nariz de cera, hein? Nos próximos parágrafos, internautas afoitos, vocês ficarão sabendo. Bora caminhar então.

O empresário e político Jânio Darrot exerceu dois mandatos de prefeito de Trindade (2013-2016 e 2017-2020), governando em céu de brigadeiro, filiado ao PSDB goiano, legenda na qual ocupou o posto de presidente estadual, de maio de 2019 a 3 de março de 2021. No dia 5 de março deste ano, depois de ter passado o bastão do comando da Prefeitura da “Capital da Fé” para o seu afilhado político Marden Júnior (Patriota), Darrot assinou ficha de filiação ao partido dirigido pelo também empresário Jorcelino Braga. Antes, porém, o ex-prefeito fortaleceu lá ainda em 2020, a sigla patriota em seu terreiro, e na sequência liderou uma vitória eleitoral retumbante, tendo feito o sucessor no poder Executivo, conquistando uma representação de peso na Câmara Municipal, com os vereadores Marco Aurélio, Renato do Mercado e Weslley Silveira Bueno, o Cabeção, este o ainda atual presidente daquela Casa de Leis. O Patriota era uma sigla nanica em Trindade e apurados os votos do pleito do ano passado, foi elevado ao primeiro lugar no pódio da política local, dando as cartas nos poderes Executivo e Legislativo, nunca é demais pontuar.

À oportunidade da filiação de Darrot ao Patriota, foi noticiado que o objetivo daquela movimentação entre legendas tinha a ver com o lançamento de um projeto político alternativo para Goiás, claro, direção para onde todos os políticos estão de olhos grudados: as eleições estaduais de 2022. Em nota divulgada à época, foi comunicado ao distinto público que o ex-prefeito de Trindade entrou no time Patriota para “encampar um novo projeto de governo para Goiás. Sonhamos com um Estado menos pautado por picuinhas políticas e mais focado no desenvolvimento econômico e social, por meio de políticas públicas emancipatórias para o cidadão”.

E de lá para cá, Darrot avisou “a quem interessar possa” de sua disposição de se candidatar a governador de Goiás e desde então, passou a usar suas redes sociais para se posicionar a respeito de temas da política goiana, apresentando-se como antagonista ao atual governador Ronaldo Caiado (DEM) que, evidentemente, também pretende disputar o que poderá vir a ser o seu segundo mandato e renovar, com uma possível vitória, a sua estadia de “inquilino da Casa Verde”, conforme expressão usada pelo jornalista Hélio Rocha.

Pois muito bem, chegamos ao mês de junho deste ano e, no apagar das luzes, surge a Operação Tionibus, da Polícia Civil de Goiás com o Ministério Público Estadual, investigando possíveis fraudes em licitações na Prefeitura de Trindade, sob a gestão do prefeito Jânio Darrot. Notícia ruim, nas buscas e apreensões realizadas pela força policial, no dia 30 de junho, foi encontrada a quantia de 150 mil reais em espécie na casa de um secretário municipal bastante próximo ao ex-prefeito. A propósito da ação da Polícia Civil, Darrot divulgou a nota abaixo:

Não tenho conhecimento desta investigação e não fui citado na operação. Durante meus oito anos de mandato, minha administração jamais teve qualquer tipo de problema.
Sempre pautei minha vida na verdade, legalidade e transparência. Vou aguardar a apuração dos fatos e espero que não seja uma ação de cunho político, uma vez que as principais características deste governo são a arrogância, a prepotência e a perseguição, já que não consegue entregar para a população o que prometeu em campanha”.

Vale lembrar que, em nota da Procuradoria Geral do Município de Trindade, ficou registrado que: "A prefeitura de Trindade é a principal interessada na rápida e justa elucidação dos fatos e está a disposição das autoridades para prestar qualquer esclarecimento". Por seu turno, prefeito Marden Júnior, como se falava antigamente, não disse ao público "essa boca é minha" a respeito da operação policial centrada em ações administrativas da gestão de seu principal fiador político, até o momento. A propósito, Marden Júnior foi também secretário municipal de Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária, sob Jânio Darrot.

Continuando, na edição de segunda-feira (5) do Diário Oficial do Estado de Goiás (DOEG), em tempo, foi publicada a nomeação de Alexandre César Batista Freire (PSD), ex-secretário municipal de Trindade, em várias pastas (educação, indústria e comércio e educação) durante os mandatos do então prefeito Jânio Darrot, para o cargo de superintendente de Negócios Internacionais do Governo de Goiás, via decreto assinado pelo governador Ronaldo Caiado. Vale lembrar, Alexandre César disputou, no ano passado, as eleições para prefeito e ficou em quarto lugar, entre quatro concorrentes, com 4.657 votos. Ou seja, talvez não houvesse mais tanta proximidade política assim entre Darrot e César, que agora estará na equipe do principal adversário do ex-prefeito trindadense.

Neste retrospecto todo, imagino, salta aos olhos o caráter volátil do quadro político sempre muito suscetível a mudanças que afetam as estratégias dos principais jogadores em campo, na busca por espaço, tentando consolidar os respectivos projetos eleitorais. Hoje a impressão é a de que Darrot está politicamente isolado, com dificuldades em seu próprio domicílio. E isso faz lembrar de que “uma casa dividida contra si mesma não subsistirá”, segundo Mateus. No entanto, como se disse logo na abertura dessa notinha que ficou comprida demais da conta, a vida é dinâmica e, dentro dela, a política segue um ritmo vertiginoso. Prestemos atenção nos lances futuros, mas convém não firmar muito a vista para não ficarmos tontos. É isso aí!


Comentários