Av. Major Manoel Alves precisando do cuidado da Prefeitura de Trindade

Situação caótica na avenida que é também extensão urbana da Rodovia G0-050, via estreita, mão dupla, calçadas ocupadas e carros estacionados

Trecho da Av. Major Manoel Alves: Trânsito intenso no local.


Quem transita por Trindade certamente já percebeu que o movimento nas ruas e avenidas tem aumentado bastante. Não apenas porque a Romaria do Divino Pai Eterno está prestes a começar, na sexta-feira (23), mas o fluxo no trânsito pela cidade está se intensificando de modo visível a olho nu mesmo.

E um dos trechos mais movimentados é justamente a Av. Major Manoel Alves entre as Avenidas Manoel Monteiro e 16 de Julho, na altura do Centro e divisa com a Vila Carvelo e o setor Oeste. Aqui é importante salientar que a via em destaque é utilizada como extensão, trecho urbano, da Rodovia GO-050, conforme nos mostra uma singela consulta ao Google.

Contudo, na prática, a Major Manoel Alves é uma via estreita, mão dupla, veículos de todos os tipos e tamanhos zanzando para lá e para cá, "num indo e vindo infinito" (lembrei agora do Lulu Santos), apesar de se ter placa indicando proibido estacionar de um lado, facilmente se vê automóveis estacionados pelo local.

Imagens de trechos da Av. Major Manoel Alves.

Outro complicador tem a ver com o costume dos trindadenses de ocupar as calçadas como extensão de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços. Lanchonetes e oficinas funcionam nas calçadas da região fazendo com que pedestres, ao transitar por ali, se vejam obrigados a disputar espaços na pista inclusive com carretas. Valei-nos, São Cristóvão! Afinal, a via é caminho inclusive para quem precisa sair da cidade rumo a Campestre de Goiás e região, convém lembrar.

O advogado Wellington Fróes transita com frequência pelo local e descreve a realidade caótica que impera por ali. "Carros estacionados nos dois lados, uma rua em que passa caminhão, passa ônibus, aí você tem empilhadeira no meio da pista e até borracheiro deitado no meio da via arrumando pneus de carros", comenta. Fróes entende que se está diante da necessidade da Prefeitura realizar intervenção na Av. Major Manoel Alves. "Tem que fiscalizar o local ou então por mão única, pelo menos, de um lado da rua não se pode estacionar, pois transitar por ali está ficando impossível", defende.

A Prefeitura de Trindade anunciou que realizaria audiência pública na quinta-feira (15), mas adiou ainda sem nova nada definida, para tratar do Plano de Mobilidade Urbana e até o Plano Diretor. Quer dizer, é hora de se pensar e disciplinar o uso de calçadas e o trânsito na "Capital da Fé", por exemplo. Todavia, para isso virar lei, é necessário que haja participação dos trindadenses pessoas físicas e também as entidades representativas da sociedade civil organizada. Nem sempre é o que acontece, mas não custa insistir e continuar batendo nessa tecla, chamando a atenção geral para esta necessidade.

Ah, sim! E ainda há a questão das rotatórias nas quais é sempre um risco de se ter acidentes porque os condutores ignoram a sinalização que manda parar, porém costumam acelerar, numa espécie de aposta em que "a preferência" e sua. Todos pensando e dirigindo assim, já se sabe o resultado: "Divino Pai Eterno, olhai por nós que recorremos a Vós!" No entanto, este tema será em breve pauta para outra notinha. Até lá!


Comentários