Rosa Maria França, a nova presidente do Rotary Club de Trindade, inicia as atividades em assembleia geral

A líder dos rotarianos trindadenses falou na entrevista sobre seu plano de ação que prevê reformas que deverão ter impacto nas atividades sociais da entidade junto à comunidade local

Rosa Maria França, presidente do Rotary de Trindade. (Foto: Reprodução)


A pedagoga e professora aposentada da rede estadual de Goiás, Rosa Maria França, é a nova presidente do Rotary Club de Trindade, para o ano rotário de 2025-26. Com experiência prévia como gestora escolar e diversas funções dentro do clube, incluindo as de secretária e diretora de protocolo, a líder dos rotarianos trindadenses acumulou "muita experiência e muito conhecimento" sobre o funcionamento e as ações da entidade. Ao assumir a presidência, Rosa Maria expressou um "sentimento misto de ansiedade e de preocupação" pela grande responsabilidade de liderar pessoas, mas também "muita gratidão", planejando uma gestão que valoriza a escuta e a união de todos os membros.

Seu período na liderança da entidade vai de 1º de julho de 2025 a 30 de junho de 2026, teve como primeira atividade a Assembleia realizada em 30 de julho de 2025, na sede do clube, localizada na Rua das Nações Unidas, Jardim Salvador, em Trindade – GO. O principal objetivo dessa reunião inaugural foi apresentar as comissões e solicitar a "dedicação" de todos para o alcance dos objetivos. A Assembleia também foi um fórum para discutir "outros assuntos, programas e eventos", visando um ano "cheio de novidades, ações, projetos", com a presidente destacando que a abertura para que todos se expressassem tornou a reunião "muito positiva".

Um ponto crucial aprovado na Assembleia foi o plano de ação que autoriza reformas significativas na sede do clube, incluindo a fachada, o interior (especificamente a cozinha) e melhorias no salão nobre. No caso da Associação dos Rotarianos, a visão por trás de reformas é melhorar as ações e projetos e preparar o espaço, em especial para "receber os nossos alunos". Para custear as obras, o clube buscará o apoio junto à comunidade e realizará eventos, já tendo recebido recursos provenientes de emendas parlamentares, como a do deputado estadual Dr. George. Além disso, questões relacionadas à Associação deverão ser tratadas em uma reunião específica.

Até o final de sua gestão, em junho de 2026, Rosa Maria França espera que a associação esteja "bem mais adiantada com a reforma e já atuando melhor" em seu objetivo. Além das propostas ligadas à associação, o Rotary Club de Trindade continuará a trabalhar em outras campanhas, como a vacinação contra a poliomielite. Um dos objetivos mais importantes é o "desenvolvimento do quadro associativo", buscando a participação de mais pessoas da sociedade, incluindo empresários, líderes e indivíduos dispostos a "se doar pela causa do servir ao próximo". Seu anseio é que, "unidos para fazer o bem", sua gestão deixe um "legado de participação, de história" que continue sendo escrita pelos rotarianos de Trindade.

Veja a seguir a entrevista na íntegra.

Blog - Você desempenhou diversas funções no Rotary Club de Trindade antes de se tornar presidente, destacando a função de diretora de protocolo. Como suas experiências anteriores, especialmente como diretora de protocolo, a prepararam para assumir a presidência e quais aprendizados foram mais valiosos nessa jornada?

Rosa Maria - Realmente eu já tenho uma experiência longa como secretária e outras funções, principalmente a função de protocolo. Então, a gente presencia muitas ações, né, estando sempre diariamente nas reuniões e é claro que a gente vai vendo quais ações que foram feitas, como é o dia a dia do Rotary, a dedicação e principalmente a nossa associação, que é o nosso braço direito, né? Então, me deu sim muita experiência, muito conhecimento nessa área. Então, minha expectativa é, claro, que é de fazer o melhor, continuar com os projetos dos nossos ex-presidentes, dar sequência e projetar outros, em benefício à nossa comunidade, porque esse é o maior propósito. Então, veio a calhar esse lema, sobre “unidos para fazer o bem”. E era isso que era o meu anseio, estar junto com os companheiros, cada um exercendo a sua função nas comissões, eu tenho certeza que nós faremos juntos uma excelente administração no Rotary Club de Trindade.

Blog – Você foi eleita presidente para o ano rotário de 2025-26, com mandato de um ano (de 1º de julho de 2025 a 30 de junho de 2026). Quais foram os sentimentos e as principais expectativas ao assumir a liderança do Rotary Club de Trindade nesse período?

Rosa Maria – Primeiramente veio um sentimento misto de ansiedade e de preocupação, porque é uma responsabilidade muito grande liderar pessoas e eu com a experiência que tenho em gestão escolar aprendi que é preciso ouvir o outro e é isso que estou tentando fazer neste momento para que a gente faça valer a participação de cada um e para que seja muito positivo e que todos estejam unidos em todas as ações que serão realizadas e, claro, tive também momentos de muita gratidão por estar até hoje e espero e vou trabalhar para corresponder a altura dos anseios e necessidades do nosso amado Rotary Club de Trindade.

Blog - Sua primeira atividade na liderança foi uma Assembleia em 30 de julho de 2025. Poderia descrever a experiência de comandar essa primeira Assembleia e qual foi a principal pauta ou objetivo para essa reunião inaugural sob sua presidência?

Rosa Maria - A pauta da nossa primeira reunião não foi longa, mas o principal objetivo foi apresentar as comissões e pedir para que todos atuem com esmero e dedicação, para que os nossos objetivos sejam atingidos. Discutimos outros assuntos, programas e eventos, porque a gente quer um ano cheio de novidades, ações, projetos que a gente sempre fez e foi bom. Considero que foi muito positivo porque dei abertura para que todos falassem, se expusessem, cada um mostrando o seu pensamento, a sua participação. Eu me considero bastante positiva, já marcando outros assuntos. Temas para as próximas reuniões, onde discutiremos também sobre a associação e a rotina diária das reuniões ao longo das semanas.

Blog - Na Assembleia, o plano de ação apresentado foi aprovado, com destaque para a autorização de reformas na sede do clube, incluindo fachada, interior e cozinha, além de melhorias no salão nobre. Qual a visão por trás dessas reformas e qual o impacto esperado delas para os associados e para as atividades do clube?

Rosa Maria - Sobre as reformas e visibilidade tanto do Salão Nobre, eu tenho certeza que primeiro vamos correr atrás do apoio de empresários, eventos que a gente vai realizar para que pareça essa reforma. Nós nunca tivemos tanta participação da comunidade de emendas que nós estamos recebendo, no caso lá do Dr. George, deputado estadual, na associação que vai ficar muito boa para receber os nossos alunos, para lidar com os nossos projetos. Queremos melhorar cada vez mais as nossas ações, os projetos e também enfatizar a importância desse trabalho junto à comunidade.

Blog - Questões relacionadas à Associação dos Rotarianos de Trindade Matri serão tratadas em uma reunião específica. Qual a importância desse tema para o clube e quais são as expectativas para a discussão e encaminhamento dessas questões?

Rosa Maria - Teremos sim uma reunião específica na qual, primeiro, vamos apresentar quem é a associação. Qual o objetivo do trabalho da associação? A quem ela serve? Então, as suas crianças, que tipo de atividades ali são desenvolvidas? E para que isso aconteça, nós precisamos de apoio, tanto financeiro como de pessoas. E o financeiro, graças a Deus, está indo bem. E a gente quer fazer de tudo para que recebamos os nossos alunos, as nossas crianças, de forma mais confortável e de maior empenho para que a gente possa apoiar mais ainda a educação das famílias, porque muitos não têm condições de participar de uma atividade física, uma atividade esportiva, principalmente. E ali nós vamos proporcionar talvez até de igualdade com muitos lugares particulares, escolas particulares para esse fim. Então é isso que a gente quer oportunizar a essas crianças, um local agradável e confortável, com todo o respeito, com todo o carinho e dedicação. E é isso que nós vamos fazer e vamos apresentar todo o plano estratégico dali, dessa associação, para que todos entendam e juntos reforçar o atendimento em todos os sentidos ali naquele lugar.

Blog - Considerando que seu mandato se estende até 30 de junho de 2026, quais são os principais objetivos e legados que você espera deixar para o Rotary Club de Trindade ao final de sua presidência?

Rosa Maria - Penso que até o final da gestão a associação, por exemplo, vai estar bem mais adiantada com a reforma e já atuando melhor ainda segundo o objetivo para o qual foi criada. E quanto ao Salão, às propostas específicas do Rotary Club, estão relacionadas com a associação e também há outras campanhas, caso da vacinação contra a poliomelite, vamos trabalhar pelo desenvolvimento do quadro associativo, que é importantíssimo. Precisamos que mais pessoas da sociedade, da comunidade, participem conosco, que venham nos conhecer, caminhar juntos, nos esforçar para trazer empresários, líderes, gente disposta a se doar pela causa do servir ao próximo, pessoas de várias atividades para unirmos forças e assim deixarmos um legado de participação, de história ao longo do tempo, que vem sendo escrita por grandes pessoas, grandes rotarianos de Trindade.


Comentários