A Lealdade ao Chamado: Padre João Bosco de Deus completa 21 anos de sacerdócio e revela o segredo de sua jornada

Missionário Redentorista, vice-presidente da Afipe e apresentador de TV, o líder religioso detalha sua vocação, a influência da Ordem e a permanência da fé após mais de duas décadas de ministério

Pe. João Bosco, 21 anos de sacerdócio. (Foto: Reprodução)


Nesta quarta-feira (10), o Missionário Redentorista Padre João Bosco de Deus celebra 21 anos de sacerdócio. A ordenação do líder religioso ocorreu em 10 de dezembro de 2004, na Igreja Matriz do Divino Pai Eterno, conhecida como a Igreja Velha, em Trindade (GO).

Em entrevista exclusiva ao Blog do Sérgio Vieira, Padre João Bosco de Deus, que também atua como tesoureiro da Afipe e apresenta o programa "Boa Noite Pai Eterno", nas noites da programação da TV Pai Eterno, refletiu sobre a trajetória de sua vocação e a constância de sua fé.

A Força da Vocação e a Inspiração Redentorista

Ao ser questionado sobre a natureza de sua vocação, Padre João Bosco de Deus revelou que o chamado existia desde a infância. Apesar de ter cogitado desistir do pensamento quando jovem, ele retomou e trabalhou essa vocação após se tornar catequista na Igreja Matriz de Goiânia. Ele ingressou no Seminário aos 21 anos e afirma que nunca se arrependeu de sua escolha. "Quando jovem eu até tinha desistido desse pensamento, mas quando me tornei catequista na Igreja Matriz de Goiânia, voltei a pensar e trabalhar em mim essa vocação", revelou.

A espiritualidade redentorista exerceu uma influência profunda no seu ministério. O padre sempre teve os religiosos redentoristas em geral como referência para o sacerdócio. Ele era particularmente encantado pelo hábito preto dos redentoristas, pelo jeito de pregar de todos eles e pelo modo direto e franco de falar de Deus. Para ele, a pregação sobre um Deus misericordioso sempre foi um fator de grande atração. Entre os religiosos que ele olhava, ele cita Padre Alcides de Lima Júnior, e os saudosos Padres Ângelo Licati e Jesus Flores.

Embora tenha nascido em Goiânia, no hospital Santa Rosa, o Padre João Bosco de Deus tem fortes laços com Guapó (GO), onde nasceu toda a sua família, e se considera de lá também. Ele passou sua infância em Trindade, de onde saiu aos 9 anos, mudando-se depois para Campinas, em Goiânia. "Eu me considero de Guapó também, vim de lá criança de dois anos e minha infância foi em Trindade", comenta.

Fé, Lealdade e a Permanência em Duas Décadas

Após mais de duas décadas como sacerdote, em um período de tantas transformações, o líder religioso aponta o que permaneceu inabalável em sua vida. Padre João Bosco de Deus destaca a fé, o amor às coisas de Deus e a lealdade ao seu chamado como elementos que o marcam profundamente.

Ele ressalta a importância da integridade em seu ministério: “Nunca fui nem sou desonesto com Deus nem comigo mesmo. E tento não ser com ninguém”. O padre reza todos os dias, apresentando a Deus sua vida e vocação, e agradece por Ele permitir que, mesmo com fraquezas, o faça portador de Sua graça e misericórdia.

Padre João Bosco de Deus, que é o mais novo de cinco irmãos, conta com o apoio da família, sendo que seus irmãos se fazem presentes em sua vida como padre. Seus pais, já falecidos, amavam o fato de ele ser padre.

Além das funções já mencionadas, o Missionário Redentorista, que foi pároco da Paróquia de Trindade, também lidera o grupo Louvor e Adoração. Este grupo se encontra semanalmente nas noites de segunda-feira, alternando entre casas de pessoas da comunidade e, na primeira segunda-feira do mês, na Igreja do Santíssimo Redentor, em Trindade (GO), onde Padre Bosco celebra a Santa Missa.

O aniversário de 21 anos de sacerdócio de Padre João Bosco de Deus é, assim, uma celebração de uma vocação que se mantém fiel aos seus princípios, marcada pela pregação da misericórdia e pela lealdade ao chamado divino.


Comentários