Verão e pressão baixa: O perigo que se esconde no calor intenso

Descubra por que a desidratação é a grande vilã da hipotensão e aprenda a proteger sua saúde para aproveitar a estação sem sustos

Pressão arterial sob atenção. (Foto: Canva)


Com a chegada das altas temperaturas, os casos de hipotensão — caracterizada pela pressão abaixo de 90x60 mmHg — tendem a se tornar mais frequentes. Embora geralmente menos preocupante que a hipertensão, a pressão baixa pode causar sérios desconfortos e riscos à integridade física, especialmente se os episódios forem recorrentes.

Segundo especialistas, a desidratação é um dos principais fatores que levam à queda da pressão arterial durante o verão. Outros gatilhos podem incluir o uso de determinados medicamentos, alterações cardíacas ou problemas hormonais.

Fique atento aos principais sintomas:

• Tontura ou sensação de desmaio;

• Visão turva e náuseas;

• Fraqueza e cansaço excessivo;

Desmaios.

Para manter a qualidade de vida e evitar complicações, os cuidados básicos envolvem hidratação constante e atenção aos sinais do corpo. Caso o mal-estar seja frequente, é preciso buscar orientação de um médico cardiologista para identificar a causa exata e evitar riscos maiores. (Com informações de Assessoria de Imprensa)


Comentários