Goiás adota Inteligência Artificial para blindar segurança pública
Parceria com Paladium e L8 implanta 564 câmeras e Centros de Comando e Controle para fortalecer o combate ao crime
![]() |
| Câmera de videomonitoramento em Goiânia. (Foto: Divulgação) |
Goiás acaba de ganhar um reforço significativo na segurança pública por meio de uma parceria do Estado com as empresas Paladium e L8. O projeto envolve a implantação e a operação de um sistema de videomonitoramento guiado por inteligência artificial (IA).
A iniciativa prevê o fornecimento de 564 câmeras, além de quatro Centros de Inteligência, Comando e Controle (CICC). As regiões contempladas incluem a Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal, a Região da 44, em Goiânia, e a cidade de Goiás.
O sistema de tecnologia de ponta fornecerá soluções que permitem o reconhecimento facial, a identificação de veículos, o registro de velocidade e a leitura de placas. Além disso, ele possui capacidade de integração com bancos de dados públicos e de conexão com outras câmeras já existentes.
Segundo Leandro Kuhn, CEO da L8, a tecnologia atua como uma extensão da segurança pública, fornecendo às autoridades estaduais informações em tempo real para decisões mais rápidas e efetivas. A expectativa é que essa rede tecnológica contribua para investigações mais ágeis, fortaleça o combate a crimes patrimoniais e auxilie na localização de suspeitos procurados e veículos.
O contrato, firmado após pregão eletrônico, terá duração de 60 meses. Em relação à segurança da informação, toda a operação segue os mais elevados padrões de conformidade com a legislação nacional, garantindo o respeito à privacidade dos cidadãos. O Estado de Goiás é o controlador dos dados, assegurando governança completa sobre as informações e cada etapa da operação. A empresa parceira também será responsável pela manutenção preventiva, corretiva e pela capacitação das equipes de segurança. (Com informações da Assessoria de Imprensa)

Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar... Vamos analisar para publicar nos comentários.