Ambiente perfeito para o Coronavírus: ônibus lotados de passageiros

Enquanto restrições de funcionamento alcançam estabelecimentos comerciais, temos aglomeração de passageiros em ônibus e terminais diariamente

Ônibus lotado, Goiânia-Trindade. (Foto: Reprodução)


O Governo goiano divulgou o boletim epidemiológico desta terça-feira (20) estampando o registro de 3.348 novos casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e, sim, esses números demonstram que a pandemia continua forte por aqui. Infelizmente,125 pessoas morreram por consequência das complicações provocadas pela Covid-19. Isso mostra claramente que ainda é preciso manter todos os cuidados possíveis como forma de se evitar a proliferação do vírus.

O enfrentamento à pandemia tem levado governadores e prefeitos a determinar medidas restritivas de funcionamento para aqueles estabelecimentos cujas atividades não são consideradas essenciais, bares e restaurantes, pesque pagues, celebrações religiosas, shows, espetáculos artísticos, tudo para evitar aglomeração de pessoas, cenário perfeito para a transmissão do coronavírus cujas mutações fortalecem mais o potencial deletério dada a maior carga viral encontrada nas novas cepas.

Transporte coletivo
Curiosamente, os governantes não conseguiram, neste período de mais de um ano de pandemia, criar condições para que o transporte coletivo urbano de passageiros seja capaz de evitar terminais de embarque apinhados de gente e oferecer viagens em ônibus sem estar com pessoas espremidas feito sardinhas em latas no interior dos veículos que zanzam por ruas e avenidas das cidades brasileiras tendo a bordo trabalhadores que não podem ficar em casa.

No entendimento de uma pessoa comum, sem conhecimentos científicos, não faz sentido manter ônibus circulando lotados de gente, mesmo com máscaras, e simultaneamente proibir o funcionamento de casas comerciais ou prestadores de serviço, barbearia ou salão de beleza, por exemplo. Afinal, o coronavírus não deve fazer distinção de ambientes para passar de uma pessoa para outra infectando a todos. A gente pensa assim, ora pois.

Um internauta nos enviou a foto que ilustra esta notinha e comentou também, com propriedade, a esquisitice da situação. "Goiás está liderando casos de corona, e vai continuar se não colocar moral nessas empresas de ônibus", afirmou.

O internauta registrou ainda que a imagem foi captada numa viagem entre Goiânia e Trindade, onde se vê passageiros espremidos, um ambiente favorável ao contágio das pessoas. "Foto tirada agora vindo de Goiânia para Trindade, eles passaram um monte de ônibus fora de operação, para carregar o povo tumultuado e querem fechar igrejas e escolas", pontuou o internauta.

Comentários