Refletindo sobre organização financeira e saúde mental

Dificuldades financeiras podem ser responsáveis por problemas de saúde, como depressão, ansiedade, estresse e insônia

Cláudio Prado: Escola de Governo de Trindade. (Foto: Reprodução)


Em 2019, 9,3% dos brasileiros tinham algum tipo de ansiedade. O dado é da Organização Mundial da Saúde (OMS), o maior registrado entre todos os países do mundo. E o que assusta é a rapidez em que chegamos a essa "liderança". Em menos de 30 anos, entre 1990 e 2017, o resto dos países do mundo teve um aumento médio de 2% no grupo de pessoas sofrendo com ansiedade. No Brasil, esse aumento foi de 9%.

O que isso tem a ver com finanças? Existem estudos tentando provar que essa crise de saúde mental tem tudo a ver com dinheiro e organização financeira. Em 2016, foi fundado o Instituto de Políticas sobre Dinheiro e Saúde Mental, uma organização britânica criada justamente pra organizar pesquisas sobre o tema.

As pesquisas indicam dois problemas graves:
Primeiramente, dificuldades financeiras podem ser responsáveis por uma série de problemas de saúde, como depressão, ansiedade, estresse e insônia; o segundo ponto é quem sofre desses problemas tende a tomar decisões financeiras piores, dificultando ainda mais sua situação.

Como assim? Uma pesquisa de 2017 mostrou o quanto os problemas de saúde mental afetam o comportamento financeiro. Segundo o levantamento, 93% das pessoas gastam mais dinheiro, mais da metade pega empréstimos desnecessários e 71% evitam suas dívidas.

Quanto às principais dificuldades financeiras. O estudo mostrou que pessoas nessa situação têm mais dificuldade de se organizar e lidar de frente com os problemas. Algumas atitudes comuns:
Não analisar documentos, como a negociação de dívidas;
Não se lembrar de tarefas corriqueiras, como pagar contas;
Tomar decisões impulsivas, como contratar um empréstimo para solucionar um problema imediatamente (sem avaliar as melhores opções).

E é difícil dizer o que é causa e o que é consequência. Problemas financeiros geram problemas de saúde ou vice-versa? Quando o círculo vicioso se instala? Não há uma resposta clara, mas o fato é que, segundo o mesmo instituto, quase metade das pessoas endividadas têm algum problema de saúde mental – uma proporção 3,5 vezes maior do que em pessoas consideradas "saudáveis".

A nossa capacidade financeira é afetada pela ansiedade. Segundo o Instituto de Políticas sobre Dinheiro e Saúde Mental, capacidade financeira é a habilidade de uma pessoa organizar bem seu dinheiro. Isso inclui desde pagar as contas em dia e fazer compras no mercado até conseguir guardar um dinheirinho e planejar o futuro.

Diante do exposto se pode dizer que a capacidade financeira é impactada por muitos fatores. Em um país em que metade da população vive com menos de R$ 500 por mês, conseguir pagar as contas em dia é um privilégio. Mas a saúde mental é um dos muitos aspectos que tornam esse dia a dia ainda mais difícil.


Cláudio Prado é diretor executivo da Escola do Governo Hilton Rocha na Prefeitura de Trindade

Comentários

Claudio é um excelente profissional!