Índice de distanciamento social em Trindade chega a 50%

No momento em que se registrou 280 óbitos de trindadenses pela Covid-19, aumenta o índice de distanciamento social na cidade



É muito bom que as medidas do atual decreto municipal estejam produzindo a redução na circulação das pessoas em Trindade, conforme dados da plataforma Big Data Telcos Covid-19 que revelou o índice de isolamento social em Trindade na marca de 49,8%, na terça-feira (30). Eis a mostra de que boa parte da população entendeu a gravidade da situação e aderiu à prática do distanciamento social, como uma das formas de se impedir ou diminuir a proliferação do vírus entre nós.


Para uma população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para 2020, em 129.823 habitantes, Trindade registrou 280 mortes até a quarta-feira (31), em meio a 7.394 casos confirmados de pessoas contaminadas, com 38 internadas, sendo 28 em enfermarias e 10 em UTIs. Números não mentem, como se diz, está aí a fotografia da realidade que exige atenção máxima de autoridades e de todas as pessoas neste enfrentamento que se faz dever de todos.

O atual índice de isolamento social é muito bom de verdade, mas o povo, acho, ainda pode e deve ficar mais resguardado. Os números da pandemia revelam a situação dramática em todo o país com mais de 316 mil mortos, Goiás que registra mais de 11,5 mil óbitos e Trindade que já conta 280 vítimas fatais do novo coronavírus, conforme citado anteriormente.

Alerta
Margareth Dalcolmo, pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, em entrevista ao "Em Pauta", da GloboNews, nesta quarta-feira (31), deu alguns alertas da maior importância. A pesquisadora falou que este mês deve ser o pior abril que já tivemos nesta pandemia da Covid-19. A doutora chamou atenção também para a necessidade de se convencer os jovens a evitar aglomerações, pois o Coronavírus nessas novas cepas está infectando adolescentes e crianças com maior severidade.

Por essas e outras devemos continuar atentos e considerar que temos papel de importância no combate à proliferação até agora implacável da Covid-19 que nos últimos meses se revestiu de uma letalidade brutal. Quem pode aderir 100% ao distanciamento social que o faça. Quem não tem condições, use máscara sempre que estiver na presença de outras pessoas, mantenha mãos limpas a todo instante, evitando aglomerações isso é o básico.

No dia a dia ficamos sabendo frequentemente de amigos, familiares ou conhecidos infectados, doentes, alguns inclusive hospitalizados em estado grave e gente morrendo também. Os profissionais de saúde vem trabalhando intensamente e o aumento de pessoas contaminadas cuja doença evolui numa rapidez vertiginosa tem exigido internações em UTIs com elevado nível de ocupação. O distanciamento social, sabemos, é uma forma das mais eficazes de se ajudar na redução no número de leitos de UTIs em uso. Tomara que a população realmente tenha se dado conta de que o momento requer forte comprometimento de todos nessa luta contra a propagação do novo coronavírus.

Comentários