A trilha O Caminho do Pai iniciou a marcação nesta sexta-feira

Com uma extensão de 210 Km no mesmo caminho percorrido por carreiros, a trilha liga Mossâmedes a Trindade

Autoridades municipais na oficina nesta sexta. (Fotos: Divulgação)


Aconteceu nesta sexta-feira (1), pela manhã, na Secretaria de Turismo de Trindade, com as presenças do prefeito Marden Júnior e o secretário Warley Lopes, representantes de outros municípios, a oficina de treinamento para orientações sobre os métodos de sinalização do “Caminho do Pai”, uma nova trilha de longo curso, com 210 Km de extensão, a partir da Cidade de Goiás, passando ainda por Americano do Brasil, Mossâmedes, Santa Bárbara de Goiás e, claro, Trindade. Tudo a ver, é claro, com a fé e devoção no Divino Pai Eterno, manifestado na Romaria que os peregrinos viajam a pé para a “Velha Trindade da Fé e do Amor”.

Gilson Assunção de Almeida, secretário de Meio Ambiente, Turismo e Cultura de Mossâmedes, é um dos líderes da empeitada, explicou que a pessoa que fizer a caminhada pela trilha, “O Caminho do Pai”, terá certificado comprovando a aventura, digamos assim. “Quando a pessoa chegar à Basílica de Trindade vai pegar um certificado de conclusão e em cada cidade em que ela vai passando pega um carimbo do selo, do mesmo modo que é feito no “Caminho de Cora”, disse. Importante destacar em tempo, que a trilha é o mesmo caminho que os carreiros percorrem de Mossâmedes a Trindade, em tempos de Romaria do Divino Pai Eterno.

E vale lembrar ainda, na fala de Gilson Assunção, que “O Caminho do Pai” terá ligação com outras importantes trilhas, a “Caminho de Cora Coralina” e “Caminhos de Goyazes”, por exemplo. “Aí estará interligado, praticamente, 2 mil Km de trilhas. É um projeto maravilhoso que vai valorizar muitos os atrativos da cidade e nós, lá de Mossâmedes, vamos poder mostrar mais a nossa cidade, a Serra Dourada, as belezas que têm na cidade, a Igreja que é um patrimônio cultural da cidade, de 1774”, informou.

O Caminho do Pai” estará na chamada Rede Nacional de Trilhas, um projeto que abrange todo o país que será objeto de um congresso nacional, de 25 a 29 de maio, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia (GO). “Nosso projeto O Caminho do Pai vai ser inaugurado lá [neste evento]”, avisa o secretário.

O trecho entre a Cidade de Goiás e Mossâmedes, passando pela Serra Dourada, deverá ser marcado pelos Escoteiros, conforme nos informou Robson Ferreira da Cunha, uma importante liderança do escotismo goiano. E Gilson Assunção confirmou acrescentando, a propósito, que a marcação começou por Trindade e na Semana Santa deverá acontecer em Mossâmedes. “Os meninos escoteiros vão marcar na sexta e sábado e nós vamos estar lá com o pessoal do Goiás Turismo marcando. Hoje começou por Trindade no sentido Mossâmedes”, comentou.


Comentários