Padre João Otávio Martins: “Venham participar conosco”

Violência gera violência e somente o amor salva e liberta”

Igreja do Santíssimo Redentor, setor Ana Rosa.


A Semana Santa já começou e as igrejas católicas têm programação de celebrações especiais para este tempo da maior importância para os fiéis em todo o mundo. Claro, em Trindade não é diferente, até mesmo porque se trata de um dos centros religiosos mais importantes do Brasil. Na Igreja do Santíssimo Redentor, dedicada ao Venerável Padre Pelágio Sauter, no setor Ana Rosa, sob os cuidados do Missionário Redentorista Padre João Otávio Martins, logo na segunda-feira já teve celebração penitencial e o confessionário esteve aberto aos católicos. “Convidamos você para se unir a nós da Igreja Santíssimo Redentor na contemplação da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo até a Ressurreição”, disse o padre.

O sacerdote responsável pela Igreja do Padre Pelágio Sauter, chama a atenção de todos para a importância das celebrações que acontecem no período de quinta-feira em diante, até o domingo. “A celebração do tríduo tem início na quinta-feira, às 19:30h com a Missa do lava-pés, na qual Jesus lava os pés dos discípulos e recomenda amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Na sequência, tem-se a adoração, uma oportunidade às pessoas para que se purifiquem na presença de Jesus, no Santíssimo Sacramento”, informa o padre João Otávio.

Na sexta-feira santa, às 15h, é realizada a celebração da Paixão e Morte de Jesus. Este momento “sempre toca a nossa emoção por acompanharmos tão grande humilhação a um inocente, chegando a derramar todo o sangue por amor”, comenta o Missionário Redentorista. E a lição que fica também é a de que violência só leva a mais violência, pontua o Padre João Otávio. “Daqui aprendemos que a violência gera violência e somente o amor salva e liberta”, argumenta.

No sábado é a vez de celebrar as dores de Maria, a mãe de Jesus, exemplo maior de coragem capaz de não abandonar o seu filho em nenhum momento. “Maria estava de pé diante da Cruz certamente sem forças. A mãe que ama o filho é capaz de morrer junto a ele”, pontua o responsável pela Igreja do Padre Pelágio. Vale dizer, a propósito, que neste dia, às 20h, é celebrada a Ressurreição de Cristo. “Aí se acende o fogo novo, o Círio Pascal e se proclama a Páscoa. Da tristeza à alegria, Cristo Ressuscitou e está em nosso meio. O Aleluia e o Glória juntos ao badalar dos sinos se misturam num canto de júbilo, de muita alegria”, informa Padre João Otávio. E essa clima permanece, se prolonga pelas celebrações do domingo. “Venham participar conosco”, convida o sacerdote. “Cristo ressuscitou! Alegria!”, celebra a líder religioso.


Comentários