Políticos confundem o público e o privado até na hora de dar nome a logradouros

Justiça foi acionada e mandou que Conjunto Habitacional Valéria Perillo volte a ser Nova Morada


O Popular/Bússola, edição de 18/4/2017.


Na edição de terça-feira (18), o jornal O Popular, na última página intitulada Bússola, deu a notinha que destacamos abaixo e em azul:

Senador Canedo
Bairro Valéria Perillo volta a ser Nova Morada

A Justiça goiana determinou que o Conjunto Habitacional Valéria Perillo, em Senador Canedo, volte a se chamar Nova Morada. A determinação é do juiz Thulio Marco Miranda, da 2ª Vara Cível e Criminal do município. O Tribunal de Justiça de Goiás, em posicionamento unânime, já havia declarado, ano passado, a inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 1.507/05, que autorizou o nome do bairro.

Reflexão
Isso de político no poder ficar fazendo média uns com os outros é de lascar. Neste tipo de caso em tela na notinha acima então, é de dar dó. Essa prática de ficar colocando nome de parentes de políticos poderosos da vez em logradouros públicos chega a ser tacanho demais da conta.

Não raras vezes, perde-se a oportunidade de homenagear pessoas que tiveram papéis fundamentais numa cidade ao escolher nomes para uma avenida, rua, praça, prédio. É comum a escolha recair sobre o nome de alguém que nunca viveu no lugar. Quantas ruas e avenidas Getúlio Vargas, Castelo Branco, Juscelino Kubistcheck, por exemplo, existem em inúmeras cidades brasileiras, em detrimento de personalidades nativas?

O busílis está em que não se pode dar nome de personalidade pública viva a logradouros. Daí, as suas excelências querendo ser espertas absurdo, resolvem brindar, digamos, o governador da hora, tomando emprestado o nome de um familiar da autoridade para um prédio, uma rua, avenida ou parque. A esperteza aí não passa batido facilmente, basta ligar, como direi, o nome à pessoa...

Se os gestores públicos, políticos, decidissem com doses mais generosas de bom senso, esse tipo de prática jamais seria levada à Justiça que, no final das contas, apenas manda fazer a coisa correta, que está em lei. Tomara que avancemos mais no sentido de que a tal da noção republicana passe a ser verdadeiramente uma espécie de princípio orientador das autoridades detentoras da responsabilidade de zelar bem da coisa pública. Já passou da hora de ser assim, né não?


Comentários

RV Sexy disse…
Inacreditável a incompetência desse pessoal!
KKKKKKKKKKKKKK