Na “Lista de Fachin” tem até ex-prefeito de Trindade

Ricardo Fortunato teve o nome incluído numa lista de importantes políticos goianos que serão investigados na Operação Lava-Jato


Demóstenes Torres, Ricardo Fortunato, Iris Rezende, Marconi Perillo e Sandro Mabel.
(Imagem: Reprodução do O Popular)



Rodrigo Janto, procurador-geral da República, encaminhou uma lista de 320 nomes de políticos ao Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo autorização para abertura de inquéritos, com base em delações de 78 executivos e ex-executivos do Grupo Odebrecht. Claro, estamos falando da Operação Lava-Jato, em curso na 13ª Vara da Justiça Federal, sob o comando do juiz Sérgio Moro, executada por força tarefa integrada pelo Ministério Público Federal e a Polícia Federal.

No Supremo, o relator da Operação Lava-Jato é o ministro Edson Fachin, que substituiu Teori Zavascki, morto em acidente aéreo no início deste ano, no litoral fluminense. Agora o que era “Lista de Jantot”, passou a ser chamada de “Lista de Fachin”, e ficou bem ampliada mesmo. E esse rol veio a público nesta terça-feira (11), primeiramente pelo site do jornal Estadão (Estado de S. Paulo), que teve acesso ao material, mas logo em seguida todos os grandes veículos de comunicação replicaram a informação e a coisa foi ganhando volume.

A divulgação dos nomes abalou o mundo político, principalmente lá no coração da República Federativa do Brasil, no Planalto Central, onde muitas excelências ficaram atarantadas, como não poderia deixar de ser. Quem acompanhou o noticiário desde a tarde desta terça-feira, entrando pela noite, ficou sabendo de tudo, em detalhes até. Vale dizer, a grande imprensa tem dedicado todo espaço para a publicação de tudo o que se relaciona à Operação Lava-Jato. Se no jornalismo esportivo há repórteres destacados para cobrir o dia a dia de tal clube, na política, as empresas passaram a ter setoristas na Polícia Federal.

Continuando, fomos informados que o governador Marconi Perillo (PSDB), o prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), o deputado federal Daniel Vilela (PMDB), o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), o ex-senador Demóstenes Torres, o ex-deputado federal Sandro Mabel (PMDB) e o ex-prefeito de Trindade, Ricardo Fortunato (PMDB), tiveram os nomes incluídos na “Lista de Fachin”. Serão investigados também “licitação da ferrovia Oeste-Leste e as obras do novo Aeroporto de Goiânia”, conforme noticiou o site do jornal O Popular.

E, sinceramente, ter o nome do ex-prefeito Ricardo Fortunato nessa lista aí, causou surpresa. Claro que isso é, por enquanto, autorização para que se investigue. Logo, não é porque o sujeito está sendo investigado que ele será culpado, mas, como a gente ouve dizer por aí, essas coisas “queimam o filme” de qualquer pessoa. No caso de Fortunato, ele não vem passando por uma bom momento na sua carreira política. Disputou as eleições municipais do ano passado e perdeu. Tentou ser prefeito de Trindade novamente, mas ficou em terceiro lugar, com 7.134 votos, entre quatro concorrentes. Vejamos o desenrolar das investigações.


Comentários