Entrevista: Amauri Ribeiro, deputado estadual

“Eu tô voltando para casa”, avisa o deputado trindadense

Dep. Amauri Ribeiro: "Voltando para casa". (Fotos: Léo Santos)



Blog – O senhor entrou agora no terceiro ano do seu primeiro mandato de deputado, como o senhor avalia isso? O senhor está satisfeito com o trabalho que está sendo possível realizar?
Amauri Ribeiro – Infelizmente, os andamentos dos trabalhos foram interrompidos com essa pandemia. Hoje as nossas sessões são todas sessões pela internet, on-line, isso, é claro, que dificulta um pouco os trabalhos, as visitas e reuniões que nós fazíamos nos municípios, tivemos que resumir ao quantitativo de pessoas, então querendo ou não, isso atrapalha e muito, mas os nossos projetos estão sendo votados. Nós temos projetos importantes que beneficiaram muita gente, projetos que beneficiaram a indústria de embutidos, o passaporte equestre, a criação de aves Mura e tantos outros projetos que estão em andamento na Casa. Sim, eu acredito que numa visão ampla, foi bom esses três primeiros anos.

Blog – Dá uma vontade de tentar outro mandato?
Amauri Ribeiro – É porque não é concluso. Eu acho que a gente tem vontade de fazer tanta coisa e não consegue fazer de uma vez só. Eu nunca defini a minha vida política na sequência, eu nunca quis ser vereador, eu nunca planejei ser prefeito, eu nunca planejei ser deputado. Então, eu sempre deixei minha vida seguir nas mãos de Deus. Eu acredito que o que Deus nos proporcionar será. Mas, sim, eu tenho vontade de ir à reeleição para deputado.

Blog – O seu perfil parece muito de alguém do Executivo e por isso a pergunta. Na atividade parlamentar, o que está chamando mais sua atenção, motivando mais?
Amauri Ribeiro – É poder ajudar. Como deputado tantos projetos que nós já aprovamos na Assembleia. Nós conseguimos, só nesse projeto que nós fizemos da indústria, que beneficiou e muito a indústria de embutidos, foram 300 empresas beneficiadas, que estavam fechando as portas. Mas de 3 mil empregos foram assegurados com um simples projeto. É o que nos motiva é isso. Nós conseguimos ajudar pessoas, os criadores de aves Muras são em torno de 6 mil criadores no estado, que tinham uma grande dificuldade com essa criação. Então, tudo faz parte de um projeto onde se ajuda e se beneficiam as pessoas. É claro que o meu perfil de executivo eu carrego, eu gosto de fazer acontecer, de ver acontecer e, infelizmente, o Legislativo não tem esse poder. Eu dependo do governo do estado, dos meus projetos, eu dependo de secretários para que as coisas aconteçam e como numa cadeira do executivo a caneta é minha. Então como prefeito eu fazia acontecer, como legislador eu dependo muito aí do governo do estado para que a coisa aconteça.

Blog – Numa avaliação ampla, a gente percebe que a atividade parlamentar no Brasil tem perdido importância, de um modo geral. Nos três níveis, municípios, estados e União. A que o senhor pensa que isso acontece e, primeiramente, essa visão corresponde à realidade que o senhor enxerga?
Amauri Ribeiro – A visão do Legislativo é complicada pelo que a gente vê acontecer aí, de vereadores, de deputados, senadores que não fazem por onde, que não fazem a coisa acontecer e tantos escândalos que nós vimos aí nesse meio. A população perdeu a fé e a esperança com o político brasileiro e não é só no Legislativo, no Executivo também. Mas eu acredito que nós temos aí uma nova geração de políticos que está trazendo outra realidade. Eu fui eleito não pelo dinheiro, eu fui eleito através das redes sociais e tantos outros também foram, com ideais. Então eu acredito que nos próximos anos essa mudança será maior, nós teremos muitos outros deputados, senadores e gestores públicos no Executivo que foram eleitos pela vontade do povo, não pelo dinheiro da compra do voto.

"Tenho vontade aí de expandir para Trindade a minha vida política"

Blog – E na vida partidária, como está? Satisfeito também no Patriota?
Amauri Ribeiro – O meu partido era o PRP. Então com a união do Patriota e PRP ficou o Patriota. Sim, eu tenho livre acesso no Patriota, eu nunca fui pressionado a apoiar ou deixar de apoiar alguém que eu não concordasse. Então, eu tenho esse livre acesso e agora com essa possível vinda do presidente Jair Bolsonaro para o Patriota, eu acredito que, se isso acontecer, nós teremos aí fortalecido em todo país.

Blog – O senhor torce por isso?
Amauri Ribeiro – Claro.

Blog – Trabalha por isso?
Amauri Ribeiro – Sou Jair Messias Bolsonaro, eu sou Brasil acima de tudo.

Blog – E a política trindadense? Nos últimos meses, a gente tem observado sua maior movimentação aqui em Trindade pela política. Também circula uma conversa que o senhor estaria até comprando imóvel aqui, e isso é o quê, pensando em morar aqui novamente? O senhor saiu daqui tinha 10 anos de idade, que eu li em sua biografia. Vontade de voltar ou não?
Amauri Ribeiro – Eu tô voltando para casa. Você já ouviu aquela música, “eu tô voltando para casa”?

Blog – O bom filho a casa torna?
Amauri Ribeiro – Eu tenho uma ligação muito grande com Piracanjuba, mas eu tenho que buscar mais amplitude na vida política. E como tantos outros aí, Marconi Perillo (Palmeiras de Goiás), Maguito Vilela, de Jataí, Iris Rezende, de Cristianópolis, Ronaldo Caiado, de Anápolis, assim buscaram outros caminhos e eu também preciso, eu não posso ficar preso só a Piracanjuba e o campo de Trindade, é minha cidade natal, é muito maior. Minha família mora aqui, mãe, irmãos, então eu tenho uma ligação muito grande com Trindade e fui extremamente bem votado aqui. É claro que eu tenho vontade aí de expandir para Trindade a minha vida política e vamos ver o quê que Deus tem para nós na frente. Eu e o prefeito de Trindade, hoje estava visitando ele, Marden Júnior, somos do Patriota e, quem sabe no futuro, uma decisão nossa mude os rumos da nossa política.

Blog – Aliás, o Patriota em Trindade não era nada e, de repente, tem o prefeito, o presidente da Câmara, um deputado…
Amauri Ribeiro – Então é, eu acredito muito em Deus. Então eu acredito o que Deus escrever, vai acontecer. Vamos ver o quê que Ele tem para nós. Se o meu futuro político estiver ligado à Trindade, que assim seja.

Blog – Já tem imóvel em vista?
Amauri Ribeiro – Não, minha mãe mora aqui. Então, sempre que eu venho, fico aqui com ela e por enquanto não, não tem nada. Pelo menos, por enquanto… Eu olhei umas casas para comprar, mas ainda não comprei. Só tenho a vontade, está faltando só o dinheiro.

Blog – Mas o senhor é um cara determinado.
Amauri Ribeiro – Sou, sou. Então, eu sou um cara determinado e abençoado. Tudo o que eu projetei na minha vida, eu alcancei.

Blog – A gente pode esperar um relacionamento, digamos, já para agora 2022? A gente pensa também que o ex-prefeito Jânio Darrot, que é do PSDB, mas tem uma alma patriota que é fantástica, então que vocês possam estar todos juntos no mesmo grupo?
Amauri Ribeiro – Já ouvi esse boato do ex-prefeito Jânio vir para o Patriota. É meu companheiro, meu parceiro. Durante a sua gestão como prefeito aqui, mesmo eu sendo Patriota e ele PSDB, nós tínhamos uma boa convivência e sempre mantivemos um bom diálogo. Eu tenho por ele uma grande admiração, um grande respeito e foi um dos melhores prefeitos que Trindade já teve, com certeza.

Blog – Daria para espelhar nele e falar vou superar esse rapaz?
Amauri Ribeiro – Ah, ele pode ter certeza, se um dia, se um dia, isso acontecer, vamos né? Tem Marden Júnior aí que possivelmente, se for para uma possível reeleição e eu respeito muito isso, é meu companheiro, mas se um dia acontecer, é claro que um dos meus espelhos será ele [Jânio Darrot].


Amauri Ribeiro: "Tá dado o recado virou o meu bordão".


Blog – Aliás, fato curioso, quando você foi prefeito em Piracanjuba, estava bem avaliado e mesmo assim não quis ir à reeleição. Você é contra reeleição?
Amauri Ribeiro – Não, eu não sou contra a reeleição, mas eu vim de um mandato de quatro anos muito exaustivo. Peguei uma cidade destruída, arrebentada, e passei muita dificuldade financeira. Então, foram quatro anos muito difíceis e eu achei que eu já tinha cumprido o meu papel com a minha cidade, mesmo tendo 83% de intenção de voto na época, eu não quis ir à reeleição, eu queria me afastar da política.

Blog – E por que pensou assim agora eu vou me candidatar a deputado, porque a tarefa eu imagino que seja mais custosa ainda?
Amauri Ribeiro – Quando eu saí e falei que eu não mexeria mais com política causou um grande espanto em todos da região. Como que um cara que… Me chamaram de louco duas vezes. Quando eu entrei e não tinha a mínima possibilidade de ganhar uma eleição e ganhei; e quando eu saí e tinha uma (re)eleição ganha e eu não quis. Então eu fui convidado em várias rádios para dar entrevista e falar, tanto da minha eleição a prefeito e da minha não reeleição, de não querer a reeleição. E quando ia nessas cidades o que as pessoas ligavam, estavam cobrando é que eu fosse, saísse, candidato a deputado estadual e essa cobrança se espalhou por todo o estado nas minhas redes sociais. Eu tive sempre uma rede social muito extensa e aí começou essa cobrança. Aí acredito mais uma vez que era vontade de Deus e nós saímos, sem dinheiro, sem estrutura e vencemos uma eleição aí com a ajuda da população que acreditou. A minha eleição, foi como a eleição do Jair Messias Bolsonaro, foi uma eleição feita através das redes sociais.

Blog – Custou pouco em dinheiro?
Amauri Ribeiro – Pouquíssimo. Te garanto que foi uma das mais baratas do estado.

Blog – Bom, então a gente pode dizer que “tá dado o recado?”
Amauri Ribeiro – Tá dado o recado.

Blog – Como o senhor passou a usar esse bordão? Foi um clique ou um marqueteiro?
Amauri Ribeiro – Foi um clique. Eu nunca tive marqueteiro. As minhas campanhas para vereador, para prefeito e para deputado, sempre fui eu que coordenei, nunca tive marqueteiro. Foi uma brincadeira. Eu falei isso, tá dado o recado, e a coisa, alguém gostou da ideia, eu não lembro quem, aí eu comecei a usar essa fala e ela virou o meu bordão, “tá dado o recado”.

Comentários

Espero que as idéias sejam proporcionais ao tamanho do chapéu...