Agora não adianta reclamar contra a realização da Copa do Mundo no Brasil. Eu acho, né?


E o jornal O Popular desta segunda (11) destaca no alto da capa, notícia sobre a Copa do Mundo 2014, e matéria do repórter Vandré Abreu, dá mais detalhes na página 5 daquela edição. Segundo o jornal da família Câmara, pesquisa do Grupo Fortiori, com 412 entrevistas em 73 bairros da capital, feita no final do mês passado, mostra que 51% dos goianienses concordam com a realização do Mundial de Futebol da Fifa no Brasil, agora em junho próximo. O levantamento aponta que 58% dos homens e 52% das mulheres são favoráveis a este tipo de evento esportivo da alcance mundial no país. 43% do os entrevistados são contra a Copa do Mundo no Brasil.

Quando o governo brasileiro, ainda sob o comando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se candidatou para ser o país-sede da Copa do Mundo para este ano, não me recordo de ter assistido manifestações contrárias. Agora que não tem mais como não realizar o evento, surge tanta gente questionando a empreitada. A pesquisa mencionada acima informa ainda que 52% dos entrevistados não acreditam que o evento trará benefícios para o Brasil, mas avisa que 79% não irão às manifestações. Não penso que este evento tenha o condão de trazer melhoria para o país, mas haverá sim incremento do turismo com reflexos no comércio, não há como negar. Isso já será um benefício, penso.

Não estou nem estive entre aqueles entusiastas de empreitadas como essa de se organizar uma Copa do Mundo ou Olimpíada nesta "terra em que se plantando tudo dá". Montar a estrutura para sediar semelhantes eventos esportivas mundiais custo caro demais da conta para o país-sede. E no caso brasileiro, em lugar de gastar dinheiro, principalmente dinheiro público, com estádios, por exemplo, a população local ficaria melhor servida com novos e melhores hospitais, aeroportos mais confortáveis e seguros, rodovias menos esburacadas, escolas oferecendo maior qualidade nos serviços e mais segurança pública em todo lugar. Como discordar de coisas assim?

Todavia, a coisa já chegou ao ponto de onde não dá mais para passar a bola adiante. Ouso acreditar que será melhor receber bem, como os brasileiros sabem fazer, os visitantes, torcer para que a seleção do técnico Felipão, com Neymar e companhia faça um bom campeonato e, se der, conquiste mais esse título de campeão mundial. É isso o que eu penso, muito embora ninguém tenha me perguntado, é verdade.

Comentários