Prefeito Jânio Darrot e a hora de escolher a quem hipotecar apoio para deputado.


Neste ano Jânio Darrot (PSDB), prefeito de Trindade, vai ter que usar de sua plena capacidade de negociação política para definir apoios a candidatos a deputado estadual e federal. Disso não há como fugir estando à frente da Prefeitura de um dos municípios mais conhecidos de Goiás, por se tratar de um grande polo religioso que atrai milhares e milhares de fieis católicos, semanalmente para a cidade.

Ademais, nas últimas eleições estaduais, Trindade conseguiu a proeza de eleger 2 deputados estaduais (Nélio Fortunato, do PMDB, e Jânio Darrot, do PSDB) e uma deputada federal, Flávia Morais (PDT). É muito importante para qualquer município contar com representantes da localidade nos poderes Executivo e Legislativo, ninguém duvida disso. Ficará ruim para os atuais líderes políticos da “Capital da fé” caso seja perdida ou reduzida a presença de trindadenses no Palácio Alfredo Nasser, sede da Assembleia Legislativa de Goiás e na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Em outras notinhas postadas neste blog, já comentei sobre a quantidade de nomes circulando na cidade como possíveis candidatos, sobretudo a deputado estadual. Tem gente pensando em se candidatar inclusive de olho na promessa de que virá ajuda financeira para a campanha. É muita ingenuidade considerar a possibilidade de entrar numa disputa dessas esperando que alguém vá financiar os gastos aí envolvidos. Mas há gente para tudo nessa vida e acaba sendo mesmo uma opção a ser levada em conta.

Para candidatura a deputado federal é que a coisa deverá ser mais tranquila para a deputada Flávia Morais que disputará a reeleição. Até onde a vista alcança (e minha vista é curta toda vida), a deputada Flávia deve conseguir mais um mandato sim. Afinal, trata-se de uma parlamentar muito atuante em diversos municípios goianos e seu esposo, George Morais, médico, não para nunca de percorrer Goiás fazendo atendimentos às pessoas, principalmente as mais carentes. É claro que isso rende sim dividendos político-eleitorais, ora pois.

Mas e o quê fará o prefeito Jânio Darrot nesta campanha? Certamente, o que não deve estar faltando lá nas bandas do prefeito tucano é candidato pedindo seu apoio explícito. Aí é que a porca torce o rabo, como se diz. Por enquanto é possível ir, digamos, postergando ao máximo a hora de definir, mas chegará o momento, quando a campanha começar, lá pela segunda quinzena de julho, em que isso vai ter um fim e será preciso pedir voto para este ou aquele candidato. Não tem como ficar eternamente em cima do muro.

E nos bastidores já tem gente dando sinais de contrariedade com o prefeito. É que há políticos que pensavam estar entre os preferidos do prefeito e ao perceber qualquer coisa em sentido contrário, pronto. A lua de mel termina e os aliados de ontem acabam se tornando adversários de hoje. Política, definitivamente, não é uma coisa para quem estômago fraco. Vale lembrar que concluídas as eleições deste ano, restará a outra metade do atual mandato prefeito pela frente, quando os caras já estarão falando sobre o pleito de 2016. Ou seja, todo cuidado agora é recomendável.


Comentários