E os bandidos continuam botando o terror sem dó nem piedade


A capa do jornal O Popular deste sábado (1) mostra muito bem como andam as coisas em terras goianas, em especial na capital e em toda a região do chamado Aglomerado Urbano de Goiânia. Na quinta-feira passada ladrões invadiram a casa de uma família, no setor Elísio Campos, em Goiânia, fizeram todos os presentes reféns e um dos bandidos terminou atirando na cabeça de uma mulher, Lorrane Melo Ganzriegler, 27 anos, que tinha ao seu lado o filho Eduardo de 1 ano. É covardia demais da conta!

A matéria do repórter Cleomar Almeida traz os números preocupantes de roubos a residências em Goiânia. No ano passado foram registradas 535 ocorrências deste tipo. Nos três últimos anos, 1.269 registros desta modalidade criminosa e, no mesmo período, 13.417 furtos a residência foram perpetrados pelos bandidos em terras goianienses.

Ainda segundo a matéria de O Popular, em 2013 foram registradas 4.121 ocorrências de furtos a residências na capital goiana, menos 313 casos do que aquilo que foi anotado em 2012. Como houve greve da Polícia Civil entre julho e agosto de 2012, estes dados devem ter sido até maiores, já que as vítimas não puderam então levar as ocorrências ao conhecimento policial.

E a gente ainda vê autoridade da Segurança Pública de Goiânia dizendo que vivemos uma “sensação” de violência exagerada porque a imprensa noticia casos demais. Fica até parecendo que somos todos idiotas ou gostamos de sofrer ou de viver em estado de medo permanentemente. Se a ideia do secretário estivesse correta bastaria que os veículos de comunicação parassem de noticiar crimes que a paz reinaria aqui “no” Goiás. Fala sério, viu?

A população está ficando cada vez mais acuada pela bandidagem, pois o aparato policial, o sistema de segurança pública, não mete medo nos “malas”. As leis estabelecem punições brandas demais para quem mata, rouba, sequestra, estupra, enfim perpetra crimes contra a vida humana e o patrimônio. As pessoas de bem aceitam a realidade, erguem muros das casas, instalam cercas elétricas, câmeras, botam grades nas janelas, quem pode contrata segurança privada, mas o problema continua. Não há segurança, eis a verdade.

E apesar deste tema, segurança pública, estar na ordem do dia, qual político de peso mesmo tem se manifestado a respeito do assunto? Os parlamentares federais, deputados e senadores, que legislam sobre matéria penal, nada ou muito pouco dizem a respeito. De fato, o pensamento algo hegemônico na sociedade brasileira é de que punir, prender bandidos, não é a solução do problema. Qual será então? E assim a coisa só vai piorando, piorando, piorando. O que resta verdadeiramente é pedir: Divino Pai Eterno, olhai por nós!

Comentários