Vem aí a 26ª edição da Grande Caminhada de Fé pelo Grupo Desencanto de Teatro.


Estamos a 32 dias da Sexta-feira Santa, data em que tradicionalmente o Grupo Desencanto de Teatro realizada a Grande Caminhada de Fé, nos painéis da Via-Sacra, pintados pelo artista plástico Omar Souto, à margem da Rodovia dos Romeiros (GO-060). Neste ano será a 26ª edição da encenação da “Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo”, que já se tornou tradição na cidade e importante realização no calendário de eventos de Trindade, um dos centros religiosos da fé católica mais importantes do Brasil.

Para levar este espetáculo ao longo de quase três décadas, o Grupo Desencanto de Teatro mobiliza a cada edição ao redor de 500 atores, figurantes e técnicos que revivem talvez a história mais conhecida da humanidade, pelas 7 Estações da Via-Sacra. O público sempre prestigia e, segundo os organizadores, o evento atrai, pelo menos, 50 mil pessoas que assistem à apresentação nos painéis, mesmo sob sol forte da manhã.

Pela magnitude e, mais ainda, por causa da qualidade cênica, do texto, da direção do experiente e competente Amarildo Jacinto, o evento tem sido atração na transmissão dos telejornais das várias emissoras goianas que instalam suas respectivas parafernálias eletrônicas para a cobertura ao vivo da Grande Caminhada de Fé. É um belo espaço de divulgação de Trindade e sua gente, de forma gratuita, e ainda por cima, de um modo extremamente positivo ao mostrar o talento dos artistas trindadenses.

Pois bem, o que se espera para mais essa edição da Grande Caminhada de Fé? Claro que é o apoio logístico e financeiro por parte da Prefeitura de Trindade. Afinal de contas, trata-se de um evento grandioso, feito por trindadenses, lembrando que a cidade está cada vez mais consolidada como pólo do turismo religioso no “Coração do Brasil”. Ou seja, este espetáculo traz gente para a cidade e como haverá um grande número de turistas nesta data na cidade, eis uma oportunidade imperdível de se oferecer cultura aos visitantes.

Sinceramente não vejo mal algum na ajuda financeira que a Prefeitura deu ao Trindade Atlético Clube, viabilizando a participação da equipe local no Campeonato Goiano de Futebol. Penso da mesma forma em relação ao sempre bem-vindo e necessário investimento e apoio do poder público municipal ao Grupo Desencanto de Teatro para realizar a Grande Caminhada de Fé e, claro, outros empreendimentos artísticos da trupe.

Os artistas precisam de transporte até as Estações da Via-Sacra para os ensaios e aqueles locais precisam estar limpos, pelo menos. Como tudo isso envolve muita gente, porque não ajudar também no transporte dos artistas e figurantes, enfim, pessoal que participa do evento? No dia do espetáculo é imprescindível instalar banheiros para o público, alguém precisa viabilizar arquibancadas e equipamento de som de qualidade para que seja possível assistir à encenação com o mínimo de conforto. Em tudo isso aí, a Prefeitura tem condições de ajudar demais da conta. É só querer.

Na minha modesta opinião a Grande Caminhada de Fé, pela sua importância, por ser feita por artistas da cidade, por não se vislumbrar ali nenhum ganho financeiro (isso eu até não vejo como ponto positivo, devo dizer), bem que merecia apoio financeiro inclusive do empresariado local, aí incluído o pessoal dos hotéis e pousadas. No mais, é torcer para que o apoio chegue agora, em tempo hábil, pois ainda é possível se preparar para elevar a qualidade do espetáculo deste ano. Até porque, os caras lá do Grupo Desencanto de Teatro, mesmo nas situações mais adversas sempre levam ao público seus trabalhos. Quando têm alguma ajuda, então, eles dão show; se o apoio não aparece, eles igualmente dão espetáculo. É isso aí!


Comentários