Colégios Militares em Trindade, porque penso que dessa vez a coisa acontecerá

O prefeito de Trindade quer ver o Colégio Estadual Divino Pai Eterno transformado em Colégio Militar, vereadores também, boa parte da população idem e isso agora já é lei


Colégio Divino Pai Eterno, o próximo a ser tornar Colégio Militar.


Por falar em Colégios Militares em Trindade, uma pergunta que tenho ouvido muito ultimamente é a seguinte: Na sua opinião, vai ter mesmo colégio militar aqui? Minha resposta é que sim. Se fosse para apostar, apostaria nisso. E costumo espichar a conversa para dizer porque eu penso desse modo.

O prefeito da “Capital da Fé” quer isso e, para tanto, tem o apoio do governador de Goiás, com quem construiu uma relação política que dispensa a mediação de quem quer que seja. Ficamos combinados então, o prefeito quer que o Colégio Estadual Divino Pai Eterno seja transformado em Colégio Militar, fez o pedido ao governador Marconi Perillo e o pleito virou lei, já demos notinha mostrando isso, diga-se. E no mais, convém salientar, trata-se de uma iniciativa com amplo apoio junto à população local. Inclusive a edição de Domingo (12) do jornal O Popular trouxe matéria neste sentido, intitulada "Colégios Militares se multiplicam em Goiás".

Claro que a movimentação de vereadores, deputados estaduais e apoiadores da criação de Colégios Militares em Trindade, nos bastidores da política tanto no município, como nas cercanias do Governo estadual, ajudam, mas o que conta mesmo é o desejo do prefeito em ver implantado este serviço público estadual durante sua gestão. É simples assim, coisas da política brasileira, goiana inclusive e trindadense também, ora pois.

Enxergo essa supremacia da vontade do prefeito porque oposição ao chefe do Executivo trindadense é, na prática, inexistente. Veja lá na Câmara Municipal que, dos 17 vereadores da atual legislatura, nem mesmo aqueles que foram eleitos pelas coligações encabeçadas pelo PMDB, cujo candidato a prefeito foi Ricardo Fortunato e o PR que teve o deputado estadual Dr. Antônio concorrendo, podem ser tidos como oposicionistas. Em tempo, o DEM do então candidato a prefeito Alexandre Compleite não elegeu nenhum vereador. Torceu o nariz agora diante dessa afirmação, caro internauta? Uái, dê uma incerta nas sessões ordinárias do Legislativo trindade, às segundas-feiras, ali por volta das 19h30 e constate você mesmo.

Ah sim! Ia me esquecendo de mencionar que a mudança em questão deverá enfraquecer muito o movimento sindical que representa profissionais da Educação na região. Afinal de contas, professores e servidores do Colégio Divino Pai Eterno sempre mantiveram uma postura corajosa quando o assunto era reivindicação de melhorias salariais e de condições de trabalho. Muitas greves da categoria só se viabilizaram devido à adesão dos trabalhadores daquele estabelecimento de ensino ao movimento. Com a transformação em unidade educacional sob a gestão militar, isso certamente será coisa do passado.

Retomando, para que esta transformação, já estabelecida em lei, se torne realidade, é questão para o Comando de Ensino Militar da Polícia Militar de Goiás e a Secretaria de Educação e Cultura de Goiás (Seduce) darem tratos à bola, como se diz. Trocando em miúdos, “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Não é mais segredo para seu ninguém, inclusive, que já existe até a indicação de um militar da reserva para assumir o cargo de diretor do futuro Colégio Militar Divino Pai Eterno.

Concluindo isso aqui, pois está longo demais da conta, quando as autoridades realmente querem fazer algo, o negócio acontece. Do contrário, jogam para a plateia, fazem discursos, o tempo passa e acaba ficando o dito pelo não dito. E penso que agora a conversa é diferente. Quem está poder quer porque quer porque quer mesmo criar Colégio Militar em Trindade. E isso costuma ser decisivo, não é verdade?

Indicação de leitura
No post anterior republicamos carta do João Bosco Costa Lima, de Trindade mesmo, que foi estampada na edição desta segunda-feira (13), na seção Cartas dos Leitores do jornal O Popular, cujo tema é justamente Escolas Militares. Vale a pena ler e enxergar o assunto sob outros pontos de vista.


Comentários