Educandário Santa Terezinha comemora o Jubileu de 60 anos

Se você possui fotografia de algum evento ou atividade do Educandário envie para os organizadores que estão recolhendo material para produzir vídeo


Fachada do Educandário que chega agora ao seu Jubileu de 60 anos.



O Educandário Santa Terezinha está prestes a completar 60 anos de atividades em Trindade. É tempo de comemorar o Jubileu de Diamante, lembrando que sua fundação aconteceu em 16 de janeiro de 1958, sob a direção da professora Iraci Borges que, hoje em dia, do alto dos seus 93 anos de idade, segue firme e ainda com alguma participação nas atividades daquele tradicional estabelecimento de ensino trindadense que abriu as portas sob sua iniciativa primeiramente onde está o Sindicato Rural, na Avenida Eugênio Jardim, no centro da cidade.

O Educandário também funcionou em diversos outros endereços, por exemplo, na Praça Constantino Xavier (Praça da Prefeitura), de agosto a dezembro de 1962. Depois se transferiu para a casa do Mestre Araújo, na Rua 16 de Julho, nos idos de 1963. Mestre Araújo, vale lembrar, foi o criador da primeira Banda Marcial de Trindade. E aqueles foram tempos difíceis para as professoras do Santa Terezinha que chegaram a lecionar sob a sombra de pés de manga.

No início de 1964, Dona Iraci Borges alugou um imóvel onde atualmente encontra-se instalado o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Trindade, na Rua 13, Vila Pai Eterno. No ano de 1967, colocaram à venda um lote com dois barracões, na Rua Moisés Batista, região central da cidade, onde hoje em dia funciona o Cartório do 2º Ofício, e o local foi adquirido por Dona Iraci. O Educandário então funcionou naquele endereço quando, por volta de 1975, já havia muitos alunos e o espaço ficou pequeno. No ano de 1978, em nova transação, as instalações foram vendidas por uma quantia que proporcionou a aquisição de uma área maior, na Rua José Augusto de Sousa, onde se encontra instalado desde 1990, destacando que os trabalhos ali começaram com o prédio ainda inacabado.

A marca histórica do Educandário compõe, na verdade, uma das mais belas páginas da Educação em Trindade, que merece e será celebrada já no mês que vem. Ah, sim! Ao longo de todo esse tempo, o Educandário mantém convênio com a Secretaria de Estado da Educação, ou seja, desde 1958, convém salientar. Isso tem a ver com a seriedade e competência nos serviços educacionais ali ofertados a várias gerações de trindadenses.

Enquanto se trabalha na preparação das ações comemorativas, estamos aqui inclusive pedindo sua colaboração, caro leitor. Caso você possua alguma foto de evento ou qualquer atividade relacionada ao Educandário Santa Terezinha, seja de que ano for dentro dessas seis décadas de existência, envie cópia para um dos seguintes e-mails: darioalves61@gmail.com ou sergio.vcosta@bol.com.br, até o próximo dia 12 de dezembro deste ano. Com o material obtido será produzido vídeo contando um pouco da história deste importante estabelecimento de ensino de Trindade.

Contamos com a sua colaboração e desde já lhe agradecemos também. E fique de olho que divulgaremos em breve as atividades em comemoração ao Jubileu de 60 anos do Educandário Santa Terezinha.


Comentários