Flagrante histórico em fotografia da política trindadense

Visitando uma grande histórica educadora trindadense e fazendo contato com um pouco da história política de Trindade


Prefeito Dilson Alberto (09/11/1943 - 01/06/2016) em destaque.


Na sexta-feira (24) visitei Dona Iraci Borges, cujo nome se tornou referência quando o assunto é Educação, aqui na “Capital da Fé”. Afinal de contas, a professora Iraci é uma das educadoras mais longevas, competentes e queridas de Trindade. Conversa, conversa vem, e Dona Iraci me mostrava algumas fotos e, dentre elas, estava essa fotografia que vai acima desta breve notinha, que me chamou a atenção porque nela reconheci dois amigos. Ia me esquecendo de dizer que Dona Iraci Borges foi a primeira vereadora de Trindade.

Um dos amigos em destaque na foto, é o saudoso Dilson Alberto de Sousa, ex-prefeito (1977 - 1982) e ex-vereador (1997 – 2000) de Trindade, que faleceu em 01 de junho do ano passado, vítima de enfarto. Outro personagem da fotografia é Claud Wagner Gonçalves Dias, hoje procurador federal que foi vereador (1997 – 2000) e secretário Municipal de Trindade na administração de Dilson Alberto. No registro fotográfico aparece também Jarmund Nasser, ex-secretário de Estado da Educação, e Clarismar Fernandes, deputado estadual para várias legislaturas.

Foi justamente Claud Wagner que nos fez um breve relato de algumas realizações da gestão municipal comandada por Dilson Alberto, como, por exemplo, a implantação do sistema de telefonia Discagem Direta à Distância (DDD) e Discagem Direta Internacional (DDI); a resolução, para a época, da questão da água tratada com a Saneamento de Goiás S/A (Saneago) assumindo o serviço de captação, tratamento e distribuição de água no município; lembrando ainda da importância para a economia local ao receber um forte impulso com as instalações das agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, na “Velha Trindade da Fé e do Amor”.

Vale destacar, em tempo, que naquele período foi construído um novo prédio para o Fórum da Comarca, na Praça Professor Helon Gomide, onde atualmente funciona a Secretaria Municipal de Saúde. E convém salientar, a edificação do Ginásio de Esportes Amando Grecco, na Avenida Manoel Monteiro, considerado então como o mais moderno de Goiás. Várias avenidas foram asfaltadas, inclusive a Raimundo de Aquino, saída para Goiânia (onde foi feita a fotografia em tela durante a cerimônia de inauguração), também o Conjunto Sol Dourado, lembrando que foi naquele período que se deu o início da expansão urbana de forma marcante na região Leste do município.

Concluindo, a visita deste blogueiro a Dona Iraci Borges tinha apenas o objetivo de checar informações a respeito dos preparativos para a comemoração dos 60 anos de atividades do Educandário Santa Terezinha, que ocorrerá no início de janeiro do próximo ano. O que fizemos, claro, e daqui a pouco falaremos exclusivamente disso em outra notinha novinha em folha.

Foto: Arquivo Iraci Borges

Comentários