Os 75 anos de instalação da Câmara Municipal de Trindade, a Casa do Povo

Sessão solene no plenário Hilton Monteiro da Rocha em homenagem aos ex-vereadores vivos que atuaram nesse período na Casa do Povo da cidade

Sessão solene, nesta sexta-feira (19): Câmara de Trindade

Paulo Afonso Tavares | Coordenador de Comunicação da Câmara Municipal de Trindade, professor, historiador e cursa doutorado em História na Universidade Federal de Goiás


No dia 07 de dezembro de 2022, comemoraremos os 75 anos da instalação da Câmara Municipal de Trindade, a Casa do Povo trindadense. Neste ano, também celebramos os 102 anos de emancipação política de nosso município. Trindade surgiu, cresceu e se desenvolveu ao redor do Santuário Matriz do Divino Padre Eterno, também conhecida como a Igreja Velha. Templo construído pelo Missionário Redentorista austríaco Padre Antão Jorge Hechenblaickner.

Antes da emancipação política de Trindade, em 16 de julho de 1920, éramos arraial de Campininha das Flores, atualmente bairro de Goiânia. A nossa história é bem mais antiga. O primeiro registro oficial é de 1848, com o nome de Barro Preto, no registro de batizado de um neto de Constantino Xavier. O povoamento, que mais tarde viria a ser o município de Trindade, também foi denominado de “São Francisco do Barro Preto”, “Bairro da Santíssima Trindade”, “Capella da Santíssima Trindade” e “Arrayal da Santíssima Trindade do Barro Preto”.

Em 24 de outubro de 1933, foi fundada Goiânia, a nova capital de Goiás, nos territórios de Campininha das Flores. Dois anos depois, em 1935, Trindade foi anexada a Goiânia como bairro. Quase cerca de 10 anos após, em 31 de dezembro de 1943, o nosso município conseguiu a sua autonomia definitiva.

Com a nova Constituição do Brasil de 1946, reabrem-se as Câmaras Municipais no país, que tinham sido fechadas em 1937, com o golpe do Estado Novo. Nesse cenário é instalada a primeira legislatura da Câmara Municipal de Trindade, em 07 de dezembro de 1947. São empossados os vereadores: Alexandre Rodrigues de Oliveira, Vespasiano Odorico Vieira, José Monteiro da Rocha, Guilhermino José de Souza, Henrique Neri da Silva e José Teixeira de Deus. Como suplente: Jaime de Oliveira.

São 75 anos em que a Câmara Municipal de Trindade serve aos trindadenses com o debate e aprovação de leis que beneficiam e colaboram para o desenvolvimento e progresso da cidade, bem como na fiscalização das contas públicas dos prefeitos.

Para comemorar os 75 anos da Câmara Municipal de Trindade, o vereador Pastor Zeca, com apoio dos demais parlamentares, realizou, na noite desta sexta-feira (19), sessão solene, na sede do Legislativo trindadense, em homenagem aos vereadores vivos que atuaram nesse período na Casa do Povo da cidade.


Comentários