Trindade merece um filho no Congresso Nacional

Arquivaldo Bites fala sobre a candidatura a deputado federal do professor Arquidones

Em defesa do voto em candidato da terra. (Foto: Reprodução)


Arquivaldo Bites Leão Leite é jornalista, servidor público federal aposentado, ex-vice-prefeito de Trindade


As eleições se aproximam e são muitos os pretendentes aos cargos em disputa. Por ser uma cidade da região metropolitana de Goiânia, na época de eleições gerais, por aqui aparecem muitos candidatos de outras naturalidades para receberem votos dos 89.447 eleitores de Trindade. Uma vez passadas as eleições, muitos dos que aqui receberam votos simplesmente somem e só aparecem quatro anos depois.

Alternativas os trindadenses já tiveram e até já chegaram a eleger pessoas nascidas aqui na “Terra Santa” para a Assembleia Legislativa, mas, para o Congresso Nacional, nenhum trindadense teve o privilégio de se eleger deputado federal.

Em 1994, este que vos escreve, petista Arquivaldo Bites, quase chegou lá, tendo sido o mais votado em Trindade, alcançando uma grande votação, superando nomes como os do ex-governador Irapuan Costa Júnior, do ex-prefeito de Goiânia, Nion Albernaz, e vários outros figurões da época, numa memorável campanha que fora abraçada por vários segmentos da sociedade trindadense. Ficamos com a segunda suplência, mas não tivemos a oportunidade de assumir o mandato.

O fato é que o eleitorado de Trindade poderia muito bem fazer o que ocorre em outras cidades: Priorizar as candidaturas de filhos da terra, atitude que, com certeza, contribuiria para melhorar a representatividade de nossa cidade na política e na administração nacional, com o carreamento de benefícios diretos para o desenvolvimento do município e da sua gente.

Este ano, em 2 de outubro, novamente o povo de Trindade terá a oportunidade de votar em um filho da terra. O professor Arquidones Bites (foto) é o filho de Trindade candidato a deputado federal, número 13.00. O Arquidones você já conhece. Ele é sinônimo de coragem e de luta em defesa dos direitos dos trindadenses.

Aquidones Bites nasceu no Povoado do Cedro, zona rural de Trindade. É professor do ensino básico na rede municipal de ensino da “Capital da Fé”. Sempre trabalhou por uma educação libertadora e inclusiva. É sindicalista, com atuação destacada e reconhecida no Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Goiás (Sintego), além de sempre lutar em defesa de uma saúde pública de qualidade, através do SUS para todos e todas.

Na condição de deputado federal, Arquidones Bites se compromete a defender escola pública de qualidade e universal, com a defesa de que os recursos do pré-sal devem ser destinados para a Educação. Arquidones se compromete a lutar pelo estabelecimento de políticas públicas para erradicação da fome no Brasil (Fome Zero), bem como lutar para que todas as famílias sejam respeitadas, inclusive a terem liberdade religiosa e de culto, independentemente da matriz religiosa.

Uma outra questão a ser priorizada por Arquidones Bites é a luta pela garantia do pleno emprego a todos e todas trabalhadores, com restabelecimento dos direitos trabalhistas. Muitas são as propostas e bandeiras de Arquidones na Câmara dos Deputados. Lutar para a garantia de moradia digna para as pessoas, com o restabelecimento e ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida. Defesa da garantia dos direitos da criança e do adolescente. Luta pelos direitos e respeito para com as pessoas da terceira idade (dignidade para o idoso), bem como lutar por esporte e cultura para a juventude. O compromisso de Arquidones Bites é defender o direito à terra para quem nela quiser plantar e produzir alimentos para matar a forme dos brasileiros, utilizando-se para isto o desenvolvimento de políticas públicas de incentivo à economia solidária, valorizando-se os pequenos e médios agricultores e empresários que atuam nos variados segmentos econômicos no município de Trindade e em todo o Estado de Goiás.

A rigor, Arquidones Bites se compromete a transformar a sua atuação na Câmara Federal como um efetivo representante do povo de Trindade, transformando o seu Gabinete num verdadeiro Mandato Popular, a serviço dos interesses dos trabalhadores.


Comentários