3 milhões de raios foram registrados em Goiás de janeiro a março deste ano

Equatorial Goiás informou que o estado foi atingido por cerca de 35 mil raios por dia

Raios atingindo a terra. (Foto: Canva)


Da Assessoria de Imprensa da Equatorial Goiás

A Equatorial Goiás informa que em apenas 3 meses deste ano, o Estado foi atingido por mais de 3 milhões de descargas atmosféricas, conforme registros do sistema de monitoramento da Equatorial Goiás. Esse volume representa uma média de 35 mil raios por dia. A análise é realizada em colaboração com o Climatempo e os técnicos do Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora, que monitoram em tempo real, 24 horas por dia, as condições climáticas em todo o Estado.

Ainda de acordo com a concessionária de distribuição de energia elétrica em Goiás, o grande volume de raios foi registrado em várias cidades, mas algumas se destacam com a maior incidência. O levantamento mais recente feito pela concessionária de energia mostra que, de janeiro a março de 2024, os municípios com o maior número de descargas foram: Niquelândia (110.187), Mineiros (103.932), Rio Verde (93.735), Jataí (84.737), Serranópolis (79.898), Cavalcante (69.620), Nova Crixás (62.600) e Quirinópolis (55.179).

Segundo o comunicado da Equatorial, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) alerta que o Brasil, por ser um país tropical, tem a maior incidência de raios do mundo. Regiões quentes como Goiás favorecem a formação de tempestades e descargas elétricas. O aquecimento global tem gerado temperaturas extremas, temporais cada vez mais fortes e tem aumentado a quantidade de raios, segundo os pesquisadores. Por isso, é fundamental estar preparado para os riscos associados a esses fenômenos naturais.

Além das medidas preventivas já conhecidas, como evitar o uso de equipamentos elétricos durante tempestades e não se abrigar em locais abertos, a Equatorial Goiás reforça a importância de seguir as orientações de segurança, tais como:

Cuidados dentro de casa

Evite o uso do celular, chuveiro, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;

Evite consertos de instalações elétricas.

Cuidados fora de casa

Não encoste em objetos metálicos como postes, cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;

Não toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos;

Não tente carregar aparelhos móveis, como celulares, em locais úmidos;

Nunca tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria;

Evite estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Comentários

Anônimo disse…
Com a natureza não se brinca