Quem são e o que querem fazer no poder os pré-candidatos a vereador, vice e prefeito em Trindade?

Fechada a janela partidária, o quadro de possíveis candidaturas caminha para a definição, eis o momento do eleitor buscar informações sobre os políticos que vão disputar os votos

Dúvida e curiosidade sobre os candidatos. (Foto: Canva)


Janela partidária esteve aberta de 7 de março até o dia 5 de abril, o período em que os vereadores puderam trocar de partidos sem correr o risco perderem os respectivos mandatos, já de olho em nova candidatura às eleições de 6 de outubro de 2024, e agora, como se diz quem trocou, trocou, quem não trocou não troca mais, ao menos para o pleito deste ano, evidentemente.

Puxando pela memória apenas, os vereadores Samuel Albernaz, o Samuca, entrou no MDB; enquanto o Maninho do Esporte foi para o PDT. De resto, nada de muito novo entre os 19 atuais vereadores que deverão buscar a reeleição.

Quanto aos pré-candidatos a prefeito, até o momento, realmente segue tudo como dantes no quartel de Abrantes. Os nomes mais evidentes permanecem o do prefeito Marden Júnior (UB), Dr. George Morais (PDT) e Roni Ferreira (PSDB). Pode se que surja uma outra candidatura, claro, mas eis aí uma hipótese um tanto remota.

O que deveria ocupar o eleitorado da “Capital da Fé”, no entendimento deste blogueiro, tem a ver com a motivação, com os objetivos de cada por agora pré-candidato, seja a vereador, a vice ou a prefeito. O que esses ilustres trindadenses pretendem de fato fazer caso sejam eleitos ou reeleitos para mais quatro anos no poder? Taí um mistério. A gente sabe pouca coisa, quase nada ou nada mesmo a respeito das plataformas políticas dos políticos candidatos.

No geral, os senhores e senhoras que se lançam na empreitada eleitoral pouco dizem sobre o que pretendem fazer se forem eleitos. E a opinião pública e o eleitorado em particular não parece dar muita bola para esse “detalhe”. A gente se depara nas redes sociais com postagens de apoiadores de uns e outros políticos, posts engraçadinhos numa e noutra conta no Instagram, Facebook e WhatsApp e nada muito além disso.

Se o sujeito for pensar direitinho por que cargas d’água o prefeito Marden Júnior quer porque quer mais quatro anos de mandato, o risco de ouvir platitudes, coisas como “dar continuidade ao nosso projeto”, é muito grande. O que não diz nada. Afinal de contas, o jovem alcaide está aí no seu quarto ano de mandato e os problemas mais evidentes, ruas esburacadas e escuras, críticas à qualidade dos serviços de educação e saúde, formação de equipe de governo com parentes e amigos demais da conta, continuam em pauta. Sendo assim, o que esperar de um possível Marden Jr II?

Essas mesmíssimas dúvidas, imagino, o distinto público a um só tempo pagador de impostos e votante deveria tentar ficar sabendo dos outros até aqui também chamados pré-candidatos a prefeitos, o deputado estadual Dr. George Morais e o ex-vereador Roni Ferreira. Quer dizer, tanto Dr. George como Roni querem ser prefeito para fazer o que estando no poder? Seria bom se a gente não ouvisse coisas como “devolver a Prefeitura ao povo de Trindade”, fazer “Trindade voltar a sorrir”, “colocar Trindade no lugar que ela merece”, essas afirmações que não dizem coisa com coisa.

Penso daqui da planície que o eleitorado já poderia estar conhecendo mais sobre os pré-candidatos a vereador. São 19 vagas em jogo, cuja remuneração mensal é de fantásticos R$ 17 mil todo santo mês. O que esses homens e mulheres que almejam um assento no plenário Hilton Monteiro da Rocha, na sede da Câmara Municipal de Trindade, para a legislatura 2025-28, desejam realizar no exercício do mandato? Temos um mistério. Por agora a gente só consegue ficar sabendo do nome e disposição de se candidatar que essa ou aquela pessoal manifestou. No tocante às ideias, às disposições e vontades dos ilustres aí o negócio é difícil de se ficar sabendo.

Na verdade, seria interessante a gente saber o tal pré-candidato tem a propor como melhoria da qualidade do serviço de Saúde no município; como melhorar os serviços nas escolas e CMEIs; como recuperar a malha asfáltica da cidade; como preparar a cidade para escoar as águas das chuvas, construindo galerias de águas pluviais, algo pouco visto inclusive no centro da cidade; como resolver gargalos no fluxo do trânsito, por exemplo. Isso seria bom porque revelaria o nível de conhecimento da realidade das contas municipais e da Administração que o pré-candidato ao cargo de prefeito possui.

Ah, sim! A boa notícia é que tem tempo ainda de se informar bem sobre candidatos, inclusive porque a campanha em si, a temporada de “pedição” de votos, vai começar no dia 16 de agosto (sexta-feira). De todo modo, é importante que as pessoas em geral já pensem melhor sobre as opções que a política trindadense ofertará aos 76.878 eleitores aptos a votar, até o momento, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É isso aí!


Comentários