Generalidades a respeito de roubos de pneus de estepe.


Conversando com dois amigos meus nesses dias, fique sabendo deles que ambos foram vítimas de ações dos “amigos do alheio”. Vocês sabem, né? É isso aí, meus amigos foram roubados. E o ponto em comum no infortúnio dos meus chegados, produto do roubo, foram pneus de estepe dos respectivos carros. Ah, sim! Um amigo mora em Goiânia, outro, em Trindade mesmo.
Um dos meus amigos tem um caminhonete. E a gente agora sabe como é que os ladrões adoram roubar pneus de estepe desse tipo de veículo. Cross Fox, Eco Esporte, Fiat Strada, Saveiro, enfim esses carros cujos pneus de estepe ficam expostos facilitam demais da ação dos larápios. Mas os caras não perdoam, na verdade, é nenhum tipo de veículo. Quando eles querem o que é dos outros para si, nada lhes mete medo ou receio.
Veja, a propósito, que hoje dia são abundantes os relatos de vítimas de roubos em plena luz do dia. Os ladrões não estão nem aí. Vão assim, na cara dura, à noite ou de dia, desarmados ou de arma em punho, em local público ou nem tanto, com ou sem equipamento de vigilância eletrônica, tenha cerca elétrica ou não, os malas não se intimidam, entram em ação, botam o terror e na maioria das vezes fica por isso mesmo.
O outro meu amigo que mora em Goiânia e teve roubado o pneu de estepe de seu carro e até ouviu a sugestão de ir a uma das filiais da “Robauto” comprar outro pneu com roda e tudo o mais, por um precinho camarada. Ah, tá! Robauto, né? Que raio de empresa é essa e onde funciona? Não, amigo internauta de outras plagas, os goianos bem-humorados apelidaram lojas ou ferro velhos que vendem peças usadas e novas de carros em Goiânia, de Robauto. O termo é autoexplicativo.
O meu amigo, indignado, preferiu ficar na dele. “Perigava de ir à Robauto e comprar o meu pneu de estepe roubado”, me revelou chateado, o meu amigo da capital. E curiosamente várias pessoas em conversas informais falam a respeito dessa possibilidade. O sujeito tem o dissabor de ter roubado, digamos, o som do seu carro. Aí, pensando em ser muito esperto, o cara vai até uma das unidades da Robauto e encontra um aparelho semelhante ao que lhe foi surrupiado. Que terrível coincidência um negócio desses, né não?
Agora, o fato curioso quando penso numa coisa dessas, tem a ver com o seguinte: por quê a gente convive tranquilamente com esse tipo de situação? Se os caras roubam pneus de estepe é porque tem gente interessada na compra do produto roubado. Ou o cabra vai correr o risco de roubar algo que ninguém vai querer pagar por ela? Claro que não.
E não se pode dizer que a polícia dê tréguas para esse tipo de atividade “comercial”. A imprensa divulga com certa regularidade ação policial aqui e acolá em estabelecimentos suspeitos de vender mercadoria roubada. Ou seja, tenta-se combater a receptação, mas quando há muita gente disposta a comprar a mercadoria de origem duvidosa, cujo preço, lógico, acaba sendo atrativo, tem-se uma batalha dentro de uma guerra perdida. Será que exagerei? Suspeito que não, internautas amigos.

Comentários