Será que a sociedade realmente se preocupa com o excesso de velocidade nas ruas e rodovias e com o uso de bebida alcóolica pelos motoristas?

                                 
Acho esquisito existir limite de velocidade nas ruas das cidades e nas rodovias e estradas em geral, enquanto que a indústria automobilística não para de investir rios de dinheiro desenvolvendo carros cada vez mais cheios de tecnologia e dotados de motores potentes demais da conta. Há modelos por aí que vão de zero a 100 Km/h em questão de segundos, não é verdade?

Uái, se o sujeito está ao volante de uma máquina dessas, ele não vai usar essa potência toda não? Ah, penso que ninguém ficará sem pisar fundo no acelerador de um carro desses. Se fosse mesmo pra valer a vontade de limitar velocidade dos carros de hoje em dia, as fábricas é que deviam deixar de montar veículos exageradamente potentes e com aerodinâmica que favorece sempre que se chegue a uma velocidade cada vez maior. E não é isso o que estamos assistindo.

Também não entendo muito bem esse negócio de se permitir a instalação de equipamentos de imagem nos carros. Como é que o sujeito pode dirigir e ficar espiando um clipe musical, por exemplo? E esses carros cujo equipamento de som é tão potente que faz o chão tremer quando o dono abre o volume com vontade. Devia ser limitado isso também, penso.

Outra coisa curiosa, no meu entendimento é aquela falação toda de que bebida e direção não combinam. Ah, sim! Muita gente concorda com isso aí e nem bebem mesmo. Sendo rigoroso, bebida alcóolica não dá certo é com o juízo de ninguém. Isso de falar que fulano bebe e continua numa boa, é conversa fiada. Já ouvi até gente dizendo que depois de beber umas e outras cervejas ficava melhor para dirigir. Como acreditar nisso? Só rindo mesmo.

Na verdade, nem acho isso curioso não, a coisa é mesmo contraditória. Pense bem se a sociedade realmente leva a sério as frases “bebida e direção não combinam” ou “se beber, não dirija”. Basta notar que os postos de venda de combustíveis, nas suas lojas de conveniência são vendidas toda sorte de cervejas e outras bebidas alcóolicas também. E mais, a galera gosta de se reunir em postos fazendo uma espécie de aquecimento para a balada da noite ou somente dando um tempo e tomando a saideira quando o sol já está dando o ar da graça.

Carros potentes demais, absurdamente velozes, com uma série de recursos tecnológicos em som e áudio, condutores que gostam muito de tomar uns “gorós” e sair por aí a toda velocidade têm sido a causa de inúmeros acidentes que mutilam pessoas e mataram várias outras. No calor do acontecimento todo mundo fica indignado, mas logo a coisa é esquecida e o comportamento continua sendo aceito pela sociedade. Se não fosse assim, certamente haveria maior rigor nas ações para coibir essa prática da pessoa ingerir bebida alcóolica e sair por aí dirigindo.

Por essas e outras, no meu modestíssimo entendimento da questão, reafirmo que tenha cá minhas dúvidas se a sociedade verdadeiramente se importa com essas coisas. O dia em que houver de fato uma preocupação maior da sociedade com relação ao comportamento da gente ao volante, a conversa vai ser outra, ouso acreditar. Enquanto isso não acontecer... Ah, deixemos isso pra lá.

Comentários