As loucuras que a gente vê e até faz nesse trânsito doido de todo dia em Goiânia e região.


Quando a gente pensa que já viu de tudo nesse trânsito doido, aparece um motorista maluco fazendo ziguezague na pista da Rodovia dos Romeiros (GO 060) completamente tomada de carros, motos, caminhões e ônibus, em pleno horário de pico. E em alta velocidade, evidentemente. Nessas horas sinto um frio na espinha e até penso, “o quê que eu estou fazendo aqui?” É loucura demais por tudo quanto é lado que se olhe e esteja nas ruas e avenidas de Goiânia e região.
Contudo, se pesarmos bem as maluquices que fazemos e vemos os outros também fazer no trânsito, olha que a quantidade de acidentes é até bem menor do que aquilo que poderia ocorrer, chego a imaginar. Hoje à tarde mesmo, transitava pela Avenida Leste-Oeste, chegando na Avenida Anhanguera, rumo à Avenida Castelo Branco, eis que um motoqueiro passou na contramão feito um foguete. Se acontecesse uma colisão qualquer perigava não sobrar nem o solado do tênis do piloto para contar a história do ocorrido.
E o pior de tudo isso é não vislumbrar sinal de melhora para o trânsito. Afinal, as pessoas estão cada vez mais investindo o que têm e o que não têm em transporte individual, carros particulares e motos. E a gente sabe no que isso afetará. Ruas e avenidas abarrotadas, fluxo lento e motoristas estressados toda vida. Se a gente percebesse a realização de investimentos em transporte público na região, seria um lenitivo, mas o panorama atual não é dos mais promissores não. Fazer o quê, né?
Lógico que a coisa pode ir piorando, piorando, piorando, até chegar a um patamar de ruindade que ninguém mais irá suportar. Aí, sim, talvez algo de efetivo seja feito para, no mínimo, dar uma melhorada no transporte coletivo de passageiros, atualmente um serviço essencial à população mas de qualidade questionável demais da conta. Viajar de ônibus em Goiânia é uma ótima oportunidade de se exercer o lado masoquista da pessoa, alguém poderia até dizer, mas longe disso. Trata-se, na verdade, é de um serviço necessário para milhares e milhares de pessoas que vivem e trabalham por aqui. Merecem coisa melhor, digo, merecem um serviço de melhor qualidade, não há como duvidar.
Bem, mas comecei essas mal traçadas linhas falando sobre a maluquices que motoristas, digo, condutores de carros e motos fazem no trânsito. Então, vou terminar contando a última que presenciei. Coisa de uns dez dias, passava eu dirigindo o meu possante, ali pelo Jardim Petrópolis, na Avenida Santo Amaro, sentido bairro-centro, enquanto à minha frente seguia um corsa e uma carreta.
Meus caros e minhas caras internautas, juro por todos os juros (A benção, Joelmir Beting...) que assim, na maior ousadia ou imprudência em estado puro mesmo, eis que o condutor do corsa simplesmente ultrapassou a carreta, e numa curva. Misericórdia! Gelei ao ver aquilo. Uái, havia tráfego em sentido contrário. Só não aconteceu uma lambança fenomenal, creio, por intervenção direta dos anjos da guarda de todos nós que estávamos naquele local e naquele momento. O cara, acho, deve ser daquele tipo de camarada que tem coragem de mamar em onça, como se diz por aí. Eita, como os goianos são feras ao volante!
 

Comentários