Algumas breves considerações a respeito do agendamento de consultas médicas.


Se você já se consultou com um médico vai entender muito bem o que passo a comentar. Está muito difícil agendar consulta médica tanto na rede pública como nos credenciados pelos mais diferentes planos de saúde. Até pouco tempo atrás, quem tinha plano de saúde gozava de atendimento de melhor qualidade e a rapidez para receber a prestação de serviço era algo considerável, mas no Brasil se uma coisa pode piorar isso certamente vai acontecer. Agora, o que não faltam são reclamações dos usuários dos planos por causa da queda na qualidade do atendimento.
Ficamos no mundo ruim para todo mundo. Teria sido muito bom se a qualidade do atendimento da rede pública tivesse melhorado, mas não. Hoje em dia pelo que se observa é que a ruindade passou a afetar democraticamente tanto os usuários do serviço público de saúde como os segurados de planos privados. É corriqueiro assistirmos às reportagens na televisão ou lermos textos nos jornais e revistas dando conta da bronca geral quanto ao atendimento no serviço de saúde.
É interessante que você demora a conseguir agendar uma simples consulta para realizar aquela checagem geral que todo mundo fala ser desejável fazer anualmente. Vá lá, com um urologista, por exemplo. Do dia que você liga para a clínica do cara até a primeira vaga para sua consulta conta-se uns 30 dias. E isso geralmente vale para quase que todas as especialidades e para aqueles profissionais já com um certo nome no mercado. Mas você conseguiu agendar, que bom. Ponto para você.
Aí chega o grande dia da consulta. Convém não se atrasar, chegar no horário agendado. O cliente, evidentemente, pois médico tem outra rotina. Quando se dá sorte, até que não demora mais do que umas duas horas para ser atendido, pois entre uma coisa e outra, aparecem aqueles representantes de laboratórios, telefonemas, consultas de particulares que o médico tem que dar conta também, e assim o tempo de espera vai espichando. É preciso ter paciência, todo mundo sabe disso.
Então a gente é chamado. Eita, felicidade! Não raras vezes, você ainda nem bem chegou no consultório, ouve um cumprimento protocolar e, digamos, 10 minutos depois, recebe um pedido de exames e o compromisso de retornar assim que o laboratório liberar os resultados. “Você marca lá com a secretária”, avisa o médico. Quer dizer, fica parecendo tudo simples e rápido. Ligou, agendou. Certo? Mas há controvérsias.
Você então providencia os exames prescritos, pega os resultados e liga para a secretária do seu médico para agendar o retorno. Aí fica sabendo que não há data assim tão próxima não. É, amigo, você aí entende que retornou para a fila normal de atendimento. Se o médico pede exames significa que o atendimento só ficará concluído quando ele olhar o paciente e os tais exames, penso eu. Por isso o correto é que o profissional tenha vaga na sua agenda para este retorno do paciente o mais rapidamente possível. Mas isso é só na minha vontade, na prática a coisa é bem diferente.
E é desse jeito que a banda vem tocando mesmo e quem não gosta que trate de comer menos, como se diz no popular. Fazer o quê, né? É de dar nos nervos de qualquer um, porém já passei várias vezes por isso e houve casos que acabei desistindo de retornar ao médico para mostrar os resultados dos exames. Via plano de saúde paguei pela consulta mas terminei sem ter a prescrição de remédios ou procedimentos. Seria bom se isso mudasse, não é verdade? Então, vamos todos torcer juntos quem sabe adianta alguma coisa.
 

Comentários