Considerações sobre segurança pública em Trindade e em qualquer lugar.


Onde quer que se esteja em Trindade, certamente um dos assuntos mais comentados tem a ver com a questão da segurança pública, ou melhor, da insegurança que a população tem se queixado ultimamente. E o noticiário está aí mostrando o nível absurdo a que a violência urbana chegou em todo lugar, em especial aqui na região do chamado Aglomerado Urbano da Capital, Trindade no meio, evidentemente.

É coisa comum ouvirmos relatos de conhecidos, gente próxima, que teve o carro roubado à luz do dia e o bandido que estava de arma em punho. Dia desses um amigo me contava sobre uma família que viveu momentos de terror dentro da própria casa, reféns de marginais que chegaram a torturar uma pessoa do grupo familiar. Furtos, roubos em casas ou a pessoa caminhando pela rua, isso é café pequeno nem causa mais espanto em ninguém.

Assassinatos na rua com o sol iluminando a terra ainda a gente já presenciou em Trindade, e não faz muito tempo. Casos relativos ao tráfico de drogas e consumo das mesmas é coisa normal, fácil de se ouvir contar. Nada tão diferente assim do que acontece nos grandes centros mais distantes, coisas que a gente pensava ser característica de outros lugares, não do nosso terrão natal. Isso é a globalização dos atos maus praticados pelo bicho homem! Lamentável.

Agora aparece essa novidade que é o interesse do juiz Éder Jorge, diretor do Fórum da Comarca de Trindade, pela questão da segurança pública na cidade, conforme nota do jornal Cidade Agora [ Dê um click aqui ó >>> http://zip.net/btk5nz ]. Sabe-se que este serviço é da alçada dos Estados e da União, mas a coisa está num patamar tão preocupante que realmente seria muito bom que as Prefeituras Municipais dedicassem alguma atenção a este serviço essencial à população.

A nota referida acima fala da instalação de uma Secretaria de Segurança Pública Municipal em Trindade, nesta quinta-feira (3), às 15h, na Prefeitura de Trindade. Bom, mas e quanto aos recursos para se prestar este serviço que certamente deverá ser uma parceria entre a Prefeitura e o Governo de Goiás, pela Secretaria de Estado da Segurança Pública? Essa é a questão, pois apenas discutir sobre segurança não resolve muita coisa não.

É conhecida por todos a falta de estrutura para os policiais trabalharem. O noticiário policial deixa claro. Há quem diga que combustível de viaturas acaba e é um deus-nos-acuda para abastecê-las normalmente. Dia desses circulou notícia de que nas delegacias os telefones são bloqueados para ligações para telefones celular. Pensa só numa coisa dessas? Falando em delegacias de polícia, é estranha vê-las funcionando em casas residenciais. Como diz aquele personagem da Praça É Nossa: “Nada a ver, Tio”.

Tomara que essa iniciativa resulte na melhoria dos serviços de segurança pública em Trindade, pois a sensação atual é a de que a vida está a cada dia que passa mais perigosa. Ninguém mais está se sentindo seguro nem mesmo dentro da própria casa. E isso é inaceitável.

Comentários