As curvas e o asfalto da rodovia GO 496 entre Abadia de Goiás e Trindade.


Vista da Rodovia GO 469: Abadia de Goiás-Trindade.
Abadia de Goiás fez parte do município de Trindade até a sanção da Lei nº 12799/95, em 27 de dezembro de 1995, pelo então governador Maguito Vilela. Para saber dessa história dê um click no link aí >>> http://migre.me/gimlJ

E desde aquela época os trindadenses esperavam pela pavimentação da rodovia GO 469 que liga, digamos, seu ex-povoado ou distrito a Trindade. Prometer que asfaltaria ou trabalharia pela pavimentação daqueles pouco mais de 12 quilômetros de estrada de terra cheia de buracos e curvas, fez parte dos discursos de campanhas eleitorais de várias candidatos nessa região. Mas o fato é que a coisa sempre foi sendo levada de barriga.
Bom, mas isso teve um ponto final, virou coisa do passado. É que no dia 31 de agosto deste ano foi inaugurada a pavimentação dos 12,2 quilômetros da rodovia GO 469, aquele trecho entre Abadia de Goiás-Trindade, segundo números da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop), ao custo de R$ 13,1 milhões. Veja mais informações clicando neste link aí ó >>> http://migre.me/gimGN
Não que o trânsito entre Abadia de Goiás e Trindade seja tão intenso assim, mas o importante é que a GO 469 encurta distâncias para quem deseja se deslocar rumo à rodovia BR 060, via de acesso ao Sudoeste goiano. Além do mais, a “Capital da fé” ficou muito tempo com apenas uma opção de saída rumo à Goiânia, claro, a Rodovia dos Romeiros (GO 060). E isso era um problemão que precisava ser resolvido, não há dúvida. No mínimo, há outro roteiro disponível para ajudar a escoar a produção, facilitar o deslocamento das pessoas pela região.
Nos últimos dias ouvi várias pessoas dizendo que a GO 469 ficou muito boa, e tudo o mais. No entanto, sempre alguém diz que a pista ficou perigosa demais, por causa das curvas existentes ao longo da rodovia. É que o traçado da pista agora asfaltada teria seguido basicamente a estrada de terra, pois teria havido dificuldades demais nas negociações com proprietários rurais da região. O fato é que realmente a pista tem várias curvas e, pelo menos, duas delas consideradas perigosas.
Olha, concordo com o excesso de curvas, mas o melhor de tudo é que a pista está agora asfaltada. E vi placas indicando os locais mais perigosos sim. Ora, se o traçado da GO 469 no trecho Abadia de Goiás-Trindade é sinuoso demais e exige muito cuidado e atenção do motorista, qual o problema? Quando se está dirigindo o ideal é estar assim mesmo, “sempre alerta”, como dizem os escoteiros. Ademais, há tantos acidentes que acontecem em trechos tidos como seguros por tudo quanto é lado. Na Rodovia dos Romeiros, diga-se, acontece de os caras pisarem fundo no acelerador e batidas têm ocorrido com indesejável frequência.
É perfeitamente possível que o tráfego no local aumentará bastante, pois é sempre uma nova rota para os trindadenses chegarem a Aparecida de Goiânia e Goiânia também, dentre outras cidades. E a preocupação é porque mais carros circulando pelo local, pode resultar em mais acidentes também. No entanto, é preciso que todos tenham mais consciência de que no trânsito não se pode brincar ou negligenciar atenção e cuidado. Essa, imagino, é a regrinha de ouro para tornar qualquer viagem um tantinho mais segura.

Comentários

Anônimo disse…
Ótimas observações! Foi excelente para essa região essa obra da Agetop, na gestão Marconi Perillo!