Muitos candidatos a deputado estadual e apenas um foi eleito por Trindade.


Quem acompanha política, especialmente eleições, sabe sim das dificuldades do sujeito se eleger para qualquer cargo público. Seja lá vereador, prefeito, deputado (estadual e federal), senador, governador e presidente da República. Isso não é coisa fácil para ninguém e nunca foi também não. Convencer qualquer pessoa a votar neste ou naquele candidato é uma tarefa das mais custosas possíveis. Alguma novidade nisso aqui? Lógico que não.

No entanto, há sempre quem se ache mais esperto do que os outros, algo como um predestinado ao sucesso que, de uma hora para outra, resolve ter nascido para ser político, disputar voto e vencer eleições. Incrível, mas isso acontece muito na política. Em Trindade então, nem se fala. É só aproximar a temporada de caça ao voto para a gente se deparar com alguém que se enquadra direitinho neste perfil. Duvida? Então passe a reparar nos personagens doravante.

É do jogo o sujeito acreditar em si mesmo, buscar um partido político e se lançar como candidato. Agora, convém ter noção das próprias potencialidades, não menosprezar a inteligência dos demais correligionários ou adversários, principalmente aquelas pessoas que já estão na peleja há algum tempo. De novo. Na política não tem ninguém bobo. Trouxa mesmo é quem pensa o contrário, pode acreditar. Ah, claro. Uma certa dose de humildade não faz mal nenhum.

O problema é que o sujeito, como num estalo, pensa assim: “Virei político”. E desanda a propagandear seu nome a torto e a direito. Se o cara tem uma empresa aí a logomarca do empreendimento vira sinônimo do político e passa a ser estampada em tudo quanto é publicação. Nessa toada o camarada imagina estar fazendo marketing político. Daí para a candidatura é só uma questão de adequação ao calendário eleitoral mesmo.

É, mais ou menos, o que a gente viu acontecer agora em relação a algumas candidaturas a deputado estadual de pessoas com militância política local. Apenas morar na cidade, ter atividade econômica, emprego, vida ativa no lugar, profissional e comunitariamente falando, não significa garantia de se ter votos em qualquer empreitada político-eleitoral não, senhor. O Convencimento do eleitor para votar neste ou naquele candidato decorre de uma série “razões, motivos e circunstâncias” (lembrei-me do professor Girafales agora) que tem sim seus mistérios.

Aí no quadro abaixo temos o resultado obtido por diversos candidatos a deputado estadual que, em maior ou menor dose, se acreditou além da conta, nas eleições do domingo passado (5). Ah, e veja bem. Não estou aqui dizendo que isso é certo ou errado, pode ou não pode. Nada disso. Apenas estou chamando a atenção para o fato de que vários neófitos em política, sobretudo em disputa eleitoral, agem como alguém que houvesse descoberto o segredo de como fazer para ganhar eleição. É sobre isso que estou falando.

Vale dizer, para a política trindadense, não resta dúvida alguma, o resultado dessa pulverização de candidaturas a deputado estadual teve um produto ruim. Nas eleições de 2010, o município terminou conquistando duas cadeiras na Assembleia Legislativa de Goiás, com as vitórias de Nélio Fortunato (PMDB) e Jânio Darrot (PSDB). Agora, houve redução de 50% nessa representatividade, com a eleição apenas do Dr. Antônio (PDT). É legítimo a pessoa lutar pelo seu ideal, pelo seu desejo de ser um parlamentar, mas política não é feita individualmente, é coisa coletiva, de grupo. E sozinho não se chega muito longe não.

Se alguns dos candidatos a deputado estadual tivessem chegado a um acordo para trabalharem, digamos, com umas três candidaturas, no máximo, a possibilidade de haver eleitos seria bem maior, com certeza. Veja o total de votos desse pessoal no quadro. Os caras receberam 64.403 votos! Não é pouco voto não, minha gente. Infelizmente, porém quando se observa tão somente o próprio interesse, as coisas não ficam muito facilitadas não.

Em se tratando de política, na vida de um modo geral, não existe isso de espaço vazio, convém salientar. Olhado o interesse maior de Trindade, ter apenas um deputado na Assembleia Legislativa pode não ser lá grande coisa, mais também não é nada para ser menosprezado. Vai depender demais é da qualidade dos trabalhos que o deputado eleito Dr. Antônio realizará no exercício deste mandato, evidentemente.

Todavia, sabemos igualmente que as eleições para deputado servem também para que vários político se coloquem para o eleitorado mas visando, na verdade, a disputa municipal. O sujeito foi candidato agora mas de olho numa candidatura a prefeito de Trindade, nas eleições de 2016. É do jogo também, não se pode negar. Mas isso aí tem muito a ver com a estratégia política do indivíduo mesmo. E pode sim dar certo. O cara não foi eleito nestas eleições mas para prefeito ou vereador de Trindade, são outros quinhentos. Ricardo Fortunato perdeu uma eleição para deputado estadual e, na sequência, venceu a disputa pela Prefeitura da “Capital da fé”, em 2008. Por isso, não é fora de propósito imaginar que tem gente na lista abaixo querendo mesmo é virar prefeito da “Vela Trindade da fé e do amor”. Alguma dúvida?


Eleições 2014
Deputados Estaduais de Trindade
Candidatos
Partido
Votos
Dr. Antônio (eleito)
PDT
21.155
Nélio Fortunato
PMDB
11.068
Alexandre Compleite
DEM
8.965
Luiz Carlos Pimenta
PP
7.319
Hélio Braz
PPL
5.802
Caio Hobby Shopping
PHS
3.748
Marcelino
SDD
2.721
Gleisson Vilela
PRTB
1.077
Reginaldo Rossi
PSB
840
Ricardo Marques
PT
832
José Araújo
PTN
521
Edson
PDT
344
Luiz Margarida
DEM
11
Total
64.403






Comentários