O céu de brigadeiro de Marconi reeleito governador de Goiás.


Marconi Perillo iniciará seu quarto mandato de governador em condições positivas que pode se chamar de “céu de brigadeiro”.


Pensando aqui comigo. Será que “no” Goiás algum outro governador chegou ao topo do comando do Governo em condições políticas assim tão favoráveis como é o caso agora da reeleição de Marconi Perillo (PSDB) para mais 4 anos de mandato, no período de 2015-2018? A impressão é a de que Marconi estará voando em “céu de brigadeiro”, salvo as possíveis mudanças climáticas que podem surgir no horizonte. Como se diz, Marconi está “com a faca e o queijo nas mãos”.

A futura base de apoio parlamentar de Marconi é maioria esmagadora na Assembleia Legislativa de Goiás e igualmente na bancada goiana na Câmara dos Deputados, em Brasília. Dos 3 senadores da República goianos, somente Ronaldo Caiado (DEM) estará na oposição. A capacidade de Caiado fazer barulho é grande, todos sabem disso, mas o governador reeleito já enfrentou dificuldades bem maiores e superou relativamente com facilidade os obstáculos.

Os caras da chamada base de apoio do governador, pelo que consta, nessa edição não conseguiram colocar muitas condições sobre a mesa de negociações para apoiar mais essa empreitada vitoriosa de Marconi rumo ao quarto mandato à frente do Governo de Goiás. Ou seja, não há muitas promessas ao distinto público votante nem acordos políticos demais a serem resgatados a partir de 2015. Isso é o que temos visto na imprensa e nos bastidores políticos também.

Além dos mais, convém notar algo que no meu modesto entendimento é o diferencial pró-Marconi. A capacidade de trabalho do governador e de sua equipe, sobretudo aquele núcleo bem próximo a ele, é algo bem acima da média do que se tem na política goiana. Afinal de contas, sair das cordas como fez Marconi de 2013 até o início da campanha eleitoral deste ano, e conquistar a vitória acachapante como o fez agora no segundo turno, em 26 de outubro, é coisa para profissionais competentes, não dá para negar.

E Marconi e seus colaboradores mais chegados devem estar mirando doravante voos mais altos, coisas de alcance nacional. Até porque, há sempre a possibilidade de se lançar na luta por espaço fora da política local. Com um invejável retrospecto de vitórias eleitorais em território goiano, Marconi tem tudo para se colocar bem no cenário nacional com vistas a tornar-se um dos protagonistas nos futuros embates lá em 2018. Quanto a essa possibilidade igualmente não se pode menosprezar o potencial de articulação política do reeleito governador goiano. É esperar para ver.

Resumindo, Marconi só não fará um bom trabalho se não quiser como governador de Goiás pela quarta vez. E por tudo o que já se conhece de Marconi e seus principais apoiadores, podemos ter muito claro que eles não estão aí para brincadeiras não. Chegaram ao poder e permaneceram por competência político-eleitoral, evidentemente, mas também por entregar serviços e realizações diversas à população. Ou seja, os caras têm mostrado serviço e o eleitorado avaliou bem o que foi feito até agora, certamente na expectativa de que mais coisas haverão de ser realizadas no futuro. De qualquer forma, seria impensável contar com melhores condições de governo.


Comentários