E vem aí de novo o Horário Brasileiro da Verão.


Infográfico do Portal g1: http://www.g1.com.br

Neste sábado (18) à meia-noite, portanto já no domingo (19) os brasileiros e brasileiras de dez estados, mais o Distrito Federal, terão que adiantar o relógio em uma hora. Pois é, minha gente! Começará a vigência do Horário Brasileiro de Verão novamente. A brincadeira de mexer no tempo estará valendo de 19 de outubro de 2014 até 22 de fevereiro de 2015, ou seja, teremos 126 dias pela frente deitando quando estará escuro e levantando da cama no breu ainda.

O argumento que os técnicos do setor elétrico sempre utilizam para submeter os consumidores a este horário é baseado na economia de energia elétrica que se espera, alterando o horário em que as famílias estão em casa no final do dia, início da noite. É aquele negócio do pessoal chegar do trabalho, das escolas, seja lá de onde for, ainda sob a luz do sol, e evitar os banhos quentes e todas as luzes acesas, dentre outras infinitas possibilidades de se consumir energia elétrica nas humildes residências dos trabalhadores que gostam de ficar à vontade em casa.

Ocorre, minha gente querida que vez por outra nos dar o prazer da visita a este blog, que a economia esperada para esta edição do Horário de Verão é de 278 milhões de reais. É muita grana, evidentemente. Para as contas nacionais do segmento energético deste país “em que se plantando tudo dá”, pode-se até dizer que estamos diante de “café pequeno”. No entanto, em 2013 foram economizados 405 milhões de reais. Descompasso, hein? Até veria uma certa lógica, do ponto de vista econômico-financeiro, desta medida, caso a economia esperada fosse ao menos igual a obtida na mais recente edição do Horário de Verão.

Ah, sim! Os caras também falam que o Horário de Verão propicia um ganho de tempo a mais para que as pessoas possam ter oportunidade a mais para o lazer, uma vez que retornam para suas respectivas casas ainda sob a luz do sol. E isso aumenta a possibilidade de se decidir por uma caminhada, leve corrida, enfim alguma atividade física ou apenas algo que garanta um tempo para se cuidar. Pode até ser que sim, mas não penso que isso por si só seja justificativa para a adoção desta medida que altera demais a vida de milhões de pessoas.

Particularmente, acho a coisa ruim demais da conta. Quando a gente está adaptado ao Horário de Verão o negócio acaba. Mas o que deixa a gente chateado mesmo tem a ver com os jovens estudantes. No geral, as aulas iniciam, no período matutino, às 7 h. Com isso, os estudantes saem de casa, muitos deles sozinhos, ainda escuro, e nestes tempos violentos os pais ficam sempre temendo pela segurança dos filhos. E penso que o rendimento escolar igualmente fica meio comprometido. Logicamente, algo semelhante vale para os trabalhadores.

Tem quem goste do Horário de Verão? Evidentemente que sim. A Mariana Ferrão, apresentadora do programa “Bem estar” (Rede Globo), por exemplo, afirma que “adora”. Da minha parte preferiria que se deixasse o relógio funcionando como tem que ser, evitando esse negócio de adiantar ponteiro para economizar energia elétrica. A propósito, quando é mesmo que o Brasil vai investir mais no aumento da produção de energia? Ah, tá! Isso aí é outro assunto, né?


Comentários