Caiado aceita ser secretário de Segurança Pública e o Senado Federal, como ficaria?



Dia desses postei aqui uma notinha (O que esperar do funcionamento do Parlamento no Brasil) a respeito do que, a meu ver, se trata de menosprezo pelo qual os políticos, especialmente alguns integrantes do Parlamento, têm tratado as atividades parlamentares no Brasil, nos três níveis, na União, nos Estados e nos Municípios. Muito esquisito isso tudo, eu acho. E se a credibilidade do poder Legislativo no país está em baixa, penso, em larga medida está relacionada à “desimportância” pela qual o Parlamento vem sendo encarado nos últimos tempos.

Dito isso, passemos logo ao que realmente interessa agora. Fiquei contrariado com o deputado federal Ronaldo Caiado que acaba de ser eleito senador da República, nas eleições de 5 de outubro deste mês. Caiado simplesmente foi o escolhido por mais de 1,2 milhão de eleitores goianos para ser o representante de Goiás no Senado Federal, no período de 2015-2022. Uma vitória consagradora para qualquer político, não há como duvidar.

Pois bem, ontem a campanha de Iris Rezende (PMDB), candidato a governador de Goiás, anunciou que, se eleito, o peemedebista convidará Caiado para assumir a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Governo de Goiás. Inclusive o próprio Caiado se pronunciou a respeito do convite, na propaganda eleitoral, demonstrando total disposição para assumir aquela pasta num possível governo de Iris Rezende.

Penso que estamos passando por um momento em que é preciso contarmos com homens e mulheres dispostos a atuar na política, sobretudo no Legislativo, com vistas a fortalecer aquele poder. E o fato de alguém fazer campanha eleitoral para se eleger para um cargo no Parlamento, ganhar a confiança do eleitor, conquistar os votos necessários, mas, em seguida, sinalizar plena disposição de assumir outro cargo no poder Executivo não me cai bem de maneira alguma.

Ronaldo Caiado é deputado federal de longa data. Sua atuação na Câmara dos Deputados o credenciou como um dos parlamentares mais atuantes e respeitados daquele poder. Em meio a tantos parlamentares considerados fracos, Caiado tem aparecido sempre bem avaliado junto à opinião pública. Durante vários episódios, Caiado cobrou inclusive aos demais pares mais respeito com a instituição. Lógico que teve resposta sim de Garotinho. Certamente isso aí foi levado em conta por muitos eleitores que dessa vez votaram em Caiado para ocupar uma das cadeiras no Senado Federal destinadas a Goiás.

O que, no meu caso, esperava do senador eleito Ronaldo Caiado era desde já iniciar um trabalho muito consistente no Senado da República. Isso mesmo. Mas agora o que assistimos é a declaração de que, vencendo Iris para governador, Caiado será o secretário de Segurança Pública e bye bye, Senado. Não, não acho isso legal nem um pouquinho. O cara foi eleito para ser senador e não secretário do Governo de Goiás.

Claro que eu sei perfeitamente que a maioria dos eleitores não liga muita importância a essas coisas não. Da minha parte, pelo contrário, dou valor a quem se candidata a algum cargo, vence a disputa e exerce o mandato pelo qual brigou muito e numa luta renhida, pesadíssima, pois não há eleição fácil para seu ninguém, em lugar nenhum neste mundão de meu Deus. A coisa é custosa, principalmente em se tratando do aspecto financeiro. Daí, o sujeito se torna um vitorioso e vai embora assim para atender a um convite para equipe de Governo? Não concordo.

Claro que ter alguém à semelhança de Ronaldo Caiado em uma pasta de Governo é sempre muito bom. Porém estou entre aqueles que querer ver o poder Legislativo fortalecido no Brasil, desempenhando suas funções daquela forma prevista na Constituição Federal em vigor, funcionando harmônica e independentemente em relação aos demais poderes da República. E isso, ouso acreditar, passa sim por contarmos com bons, dedicados, experientes e respeitados parlamentares. Caiado no Senado Federal será um trunfo para este fortalecimento do Legislativo neste momento. É isso aí! E tenho dito!


Comentários