Afipe restaura antigo cinema e teatro de Trindade

Trindade: Fachada do Cine Teatro Mara em reforma.
Resgatar a cultura e reabrir um espaço para apresentações artísticas e culturais de Trindade (GO). Esse é o intuito da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), que deu início à restauração do antigo espaço de cinema e teatro, que fica em frente à Praça da Igreja Matriz.

“Nós, com a colaboração de todos os filhos e filhas do Pai Eterno, queremos que a Capital da Fé de Goiás tenha um local adequado, bem cuidado e com toda a infraestrutura necessária para a valorização da arte e da cultura. Estamos tendo dedicação e cuidado para que a história de Trindade seja preservada e que possa também continuar se desenvolvendo”, ressalta o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Robson de Oliveira.

No projeto, estão participando técnicos especializados, que trabalham para manter os traços originais da fachada, do hall de entrada e dos banheiros, que seguem o estilo Art Déco. A tendência artística teve origem na Europa na década de 1920 e influenciou vários países na década de 1930. Em Goiás, assim como Trindade, várias cidades aderiram a esse estilo de arquitetura, como Goiânia e Pirenópolis.

Além de manter esses traços, segundo a arquiteta responsável pela restauração, Cynara de Siqueira, o espaço terá características modernas no ambiente interior. “Apesar de todo o trabalho para resgatar a cultura local, precisamos ter as adequações necessárias no sistema acústico, como nos teatros e cinemas de hoje”, afirma.

Os trabalhos começaram no dia 15 de setembro. A previsão é que a restauração do antigo cinema e teatro seja concluída em quatro meses.


Assessoria de imprensa da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe).

Comentários