Rotary de Trindade e Casa da Amizade promovem o Outubro Rosa.

Rotarianos e associadas da Casa da Amizade fazem parceria com a Clínica da Mulher e o Laboratório Atalaia e realizam atividade dentro da campanha Outubro Rosa em Trindade.



Outubro Rosa: Rotarianos e associadas da Casa da Amizade,
juntamente com Alessandro Calaça, disseminaram informações
sobre câncer de mama e outras doenças.
A campanha Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos da América, nos anos de 1990, quando da realização da Corrida pela Cura, em Nova Iorque. A preocupação básica aí sempre esteve relacionada com o diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama. Lá pelo ano de 1997 foi que este movimento passou a acontecer em diversas outras cidades norte-americanas, depois se espalhou pelo mundo.

O objetivo dessa iniciativa é despertar a conscientização nas pessoas em geral, especialmente nas mulheres, para se buscar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Na fase inicial da doença o índice de cura total é muito alto e o tratamento eficiente. Atualmente, a campanha acontece sempre no mês de outubro e o símbolo é um laço cor-de-rosa.

Rotary Club de Trindade, sob a presidência de Sandra Gonçalves Dias, juntamente com a Casa da Amizade, pela presidente Ângela Moura, entidade formada por esposas de rotarianos e associadas colaboradoras, decidiu entrar no circuito da movimentação comunitária com força total atuando em várias frentes. Neste mês, como não poderia deixar de ser, decidiu-se por abraçar com muita dedicação a Campanha do Outubro Rosa. Afinal de contas, “temos que ficar juntos das pessoas de nossa comunidade mostrando a importância de estarmos atentas aos cuidados preventivos em relação ao câncer de mama”, informou Sandra Gonçalves.

E na manhã deste sábado (25), rotarianos e associadas da Casa da Amizade de Trindade, estiveram sob uma barraca no Postinho, na equina das Avenidas Raimundo de Aquino com a Manoel Monteiro, no Centro da cidade, das 7h até o meio-dia distribuindo folders informativos do câncer de mama, que pela movimentação conseguida no local, despertou sim a atenção das pessoas, e isso por si só já constitui um grande ganho. As pessoas têm que estar atentas à ocorrência deste mal que acomete a milhares de mulheres todos os anos no país.

Dando início ao que se pretende seja uma parceria sólida para outras atividades a serem realizadas na “Capital da fé”, o Rotary de Trindade conseguiu o apoio da Clínica da Mulher e do Laboratório Atalaia, incrementando as atividades disponibilizadas para as pessoas, neste sábado, véspera das eleições de 2º turno. O bioquímico do Laboratório Atalaia, Alessandro Calaça, esteve o tempo todo de duração do evento realizando testes de glicemia capilar, aquele em que se faz um furinho na ponta do dedo, a fim de se colher sangue para verificar o nível de açúcar, popularmente falando. Além disso, quem compareceu ao local, pode aferir a pressão arterial e receber simultaneamente orientações a respeito do câncer de mama e outros cuidados com a saúde.

O comerciante goianiense de 23 anos, Alexandre Mascarenhas, foi uma das mais de 100 pessoas que estiveram no local, obtiveram informações e verificaram o nível da pressão arterial. Segundo o jovem comerciante que desde julho mantém um quiosque de venda de Açaí Expresso no espaço do Postinho, apesar de não conhecer o Rotary até então, comentou que a “iniciativa é muito interessante por falar de uma doença tão séria”.

É assim que iremos continuar trabalhando neste ano em que estamos à frente do Rotary de Trindade, levando serviços à comunidade, ajudando a disseminar informação e conhecimento nas mais diversas áreas de atuação de nossa entidade”, revelou Sandra Gonçalves Dias. Os rotarianos se reúnem às quartas-feiras, a partir das 20h30, em sua sede na Rua Nações Unidas, no Jardim Salvador.


Comentários