Candidatura de Gomide sob risco de impugnação pela Justiça Eleitoral.

Irregularidades nas contas do prefeito de Anápolis Antônio Gomide podem levar a indeferimento de sua candidatura a governador de Goiás.



Antônio Gomide: Candidatura em risco.
Acabo de ler no Blog Eleições 2014 do jornal O Popular, que o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) julgou procedente o pedido de impugnação da candidatura de Antônio Gomide (PT). O motivo tem a ver com irregularidades nas contas da prefeitura de Anápolis, relativas ao ano de 2010. Gomide era prefeito da cidade e renunciou ao mandato no dia 3 de abril deste ano para concorrer à sucessão estadual. Resultado final do 1º turno das eleições deste ano, mostrou que Gomide ficou em quarto lugar, com 319.233 votos ou 10,09% dos votos válidos.

Gomide teve uma campanha difícil e ao chegar ao finalzinho da caça ao voto em primeiro turno, o vereador de Goiânia, Tayrone di Martino (PT), renunciou à candidatura a vice-governador. O vereador votou contra o projeto de elevação das alíquotas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Territorial Urbano (ITU), apresentado pelo prefeito Paulo Garcia (PT), e acabou sendo suspenso da militância pelo diretório metropolitano do partido, eis a causa da renúncia de Tayrone.

A atitude Tayrone jogou dúvida sobre a viabilidade jurídica da chapa petista ao Governo de Goiás. No entanto, um pouco mais cedo o TRE-GO julgou improcedente o pedido de indeferimento da candidatura depois que o PT fez a substituição do candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Gomide. Mas vale salientar que os advogados que atuam na defesa do político anapolino entraram com medida cautelar e devem entrar com recurso contra a decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Essa discussão em torno da candidatura de Gomide é importante para as eleições goianas pelo simples fato de que, sendo anulados os votos do candidato petista, Marconi Perillo (PSDB) estaria eleito com a votação obtida no primeiro turno.


Comentários