OAB-DF questiona inscrição de Joaquim Barbosa.


Brasília – O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Distrito Federal, Ibaneis Rocha Barros Junior, questionou formalmente o pedido de inscrição na entidade do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa. No requerimento encaminhado ao presidente da Comissão de Seleção da OAB no DF, Maxmiliam Patriota Carneiro, Barros Junior enumerou atos e declarações do ex-presidente do STF que, de acordo com ele, seriam contrários à classe dos advogados.

Joaquim Barbosa aposentou-se em julho. Agora, ele pretende obter o registro na OAB para eventualmente advogar. Em mensagem postada no Twitter, o ex-presidente do Supremo falou sobre as providências tomadas: “Ontem, 29/9, às 15h, apus minhas impressões digitais ao pedido de reinscrição na OAB-DF. A original datava de março 1980.”

No período em que atuou no STF, Barbosa disse que havia um “conluio” entre advogados e juízes. Ao comentar proposta para criação de novos tribunais, que era apoiada pela OAB, ele disse que os órgãos serviriam para “dar emprego a advogados”. A previsão é de que a comissão analise até a próxima semana o pedido de registro de Joaquim e o questionamento de Barros Junior. Pela assessoria, Barbosa disse que não comentaria o assunto. (Agência Estado).


Comentários