Antonio Erasmo recebeu Taiana Dias no Conexão UniGoyazes

Em pauta o papel do enfermeiro na sociedade e a importância dessa atividade profissional

Taiana Dias, Antonio Erasmo e Elton Rosa. (Fotos: Divulgação)


No programa Conexão UniGoyazes deste sábado (14), pela rádio Trindade FM, Antonio Erasmo recebeu e conduziu um agradável bate-papo com Taiana Dias, enfermeira, professora e mestra dos quadros do Centro Universitário Goyazes. Lembrando do Dia Internacional da Enfermagem, celebrado na quinta-feira (12). A entrevistada também atua como Coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia no Hospital Estadual de Emergência de Trindade (HETRIN) e tem passagem pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Com larga experiência no serviço de Saúde, Taiana Dias está se tornando uma profissional bastante respeitada no meio em que atua e sua excelente capacidade de se comunicar bem, de forma clara e objetiva, mostram tratar-se de alguém extremamente devotada à atividade que escolheu como profissão.

No programa foi discutido o papel do enfermeiro na sociedade, principalmente agora com esse final da pandemia em que os profissionais da Saúde tiveram uma importância singular no salvamento de pessoas. Antonio Erasmo conduziu o bate-papo, como sempre, de uma forma espontânea, tornando a produção de mais este conteúdo uma atividade muito leve, bastante informativa e muito agradável de se ouvir, convém registrar. Taiana Dias mencionou uma espécie de ditado de sua categoria, pelo qual “não é você que escolhe a Enfermagem, mas é a Enfermagem que escolhe você”.

E nesta linha a entrevistada revelou ser possível acompanhar a evolução dos alunos, inclusive pelo brilho nos olhos com a superação das etapas de aprendizagem e preparação para o exercício da profissão. “A cada aula, a cada evolução dos alunos, na prática, a gente vai vendo os olhinhos dos alunos brilharem e isso é muito gratificante, demonstra mesmo que aquele aluno foi escolhido pela enfermagem e que esses profissionais estão no caminho certo”, entregou.

Levando-se em consideração as transformações no mundo do trabalho, das profissões, sendo mais específico, em que atividades novas estão surgindo a todo instante, trabalhar no serviço de Saúde tem tudo para continuar sendo uma profissão de relevância, pelas características próprias do atendimento às pessoas. “Apesar de termos uma evolução com tantas profissões novas surgindo, os profissionais de Saúde continuarão existindo, porque o tratamento humanizado nenhuma máquina vai conseguir fazer tão bem quanto os humanos”, raciocina.

Segundo Taiana Dias, “essa cordialidade, esse zelo que os profissionais de saúde têm, principalmente no Sistema Único de Saúde (SUS), pelo qual sou apaixonada, isso também se reflete como um processo curativo”, defende.

Rodolfo José, Taiana Dias, Antonio Erasmo, Dona Iris e Elton Rosa


O Conexão UniGoyazes é uma produção da Coordenação de Comunicação e Marketing do Centro Universitário, sob a direção de Elton Rosa, trabalhos técnicos de Rafael Garcia, na apresentação de Antonio Erasmo, e apoio de Letícia Abreu. A transmissão é da Rádio Trindade FM, com o suporte de Rodolfo José, todo sábado, a partir das 8h30. Vale a pena conferir.

Atualização realizada, às 20:51h, de Sábado (15/05/2022)


Comentários