Novos políticos com a velha prática política de sempre

Partidos cada vez mais desacreditados pela população



Que os partidos políticos no Brasil só fazem perder importância dia a dia, isso todos sabemos. As agremiações partidárias são meros arranjos que os políticos usam para levar adiante suas respectivas carreiras e nesse meio ninguém está nem aí para questões programáticas ou coisas do gênero mesmo. O sujeito entra num partido, disputa e vence eleições, toma posse e já troca de legenda numa boa, bastando achar que isso é a coisa mais conveniente para suas ambições do novo momento.

Assistimos a um espetáculo curioso ali pelo ano de 2020 quando o então prefeito Jânio Darrot era presidente do PSDB em Goiás, mas acabou por enfraquecer o partido localmente, fez com que o seu candidato preferido a prefeito, à época vereador,q Marden Júnior deixasse o PP rumo ao Patriota para disputar o mandato. Vencida a peleja eleitoral, o próprio Darrot voou do ninho tucano para a seara patriota também. E aí veja bem você, internauta, como a coisa é uma confusão só.

Darrot falava e falava que seria candidato a governador de Goiás, nas eleições deste ano, criticava incisivamente o governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Num estalo, eis que Darrot abortou seu projeto político, passou a apoiar Caiado, no que foi seguido pelo seu pupilo, o prefeito Marden Jr. Aí vem o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, renuncia ao mandato e se filia ao Patriota, com o status de pré-candidato a governador de Goiás. Ou seja, seus colegas patriotas Darrot e Marden Jr já estão comprometidos com o projeto de reeleição do governador Caiado.

E a coisa vai ficando mais curiosa. Para a disputa aos cargos de deputados estadual e federal, Darrot tem circulado muito à vontade com seu "ex-inimigo político", também ex-prefeito de Trindade, Ricardo Fortunato (Republicanos), que deverá disputar uma das 41 vagas na Assembleia Legislativa de Goiás. Por sua vez, o prefeito Marden Jr tem dado espaço para seu primo e assessor Cristiano Galindo, com o objetivo de vitaminar sua provável candidatura a deputado estadual. O radialista Luiz Carlos Pimenta quer ser candidato a deputado federal, segundo informações nos bastidores, com as bênçãos de Marden Jr. Detalhe, Galindo e Pimenta estão no Solidariedade.

Na disputa para presidente, o Solidariedade já avisou que apoiará o ex-presidente Lula, do PT. Darrot e Marden Jr são bolsonaristas e agora caiadistas também. E pensar que ainda temos aí no meio os pedetistas Dr. George e a deputada federal Flávia Morais e o deputado estadual Dr. Antônio (União Brasil), e todos até dia desses eram da turma do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) que pensava-se sem chances para estas eleições, mas agora é visto como candidato ao Palácio das Esmeraldas, em 2 de outubro.

É ou não é uma confusão demais da conta para qualquer criatura, principalmente quem não acompanha de perto as tricas e futricas da política nacional, estadual e municipal? No fim das contas temos novos políticos com mesma e velha prática política de sempre, em partidos cada vez mais desacreditados pela população na função de representar a sociedade. E mais não digo nem me foi perguntado.

Comentários