Arquidones Bites faleceu hoje em Trindade

Líder político, ex-vereador e professor será velado no sábado (1/04), na Câmara Municipal de Trindade, por volta das 6h *

Arquidones Bites Leão Leite (20/10/1962 - 30/03/2023)


Arquidones Bites Leão Leite (60) faleceu, nesta tarde de quinta-feira (30), no Hospital Estadual de Trindade - Walda Ferreira de Souza (HETRIN), onde estava internado desde a segunda-feira (27), após ter sofrido Acidente Vascular Cerebral (AVC), em sua casa.

Naquele mesmo dia, Arquidones Bites que era professor de História das redes estadual e municipal de ensino, foi levado ao Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL), em Goiânia, submetido a exames e constatada a gravidade da situação, acabou sendo conduzido de volta para o HETRIN, pois a equipe médica entendeu não ser possível fazer intervenção cirúrgica.

Arquidones Bites era líder político do campo da esquerda em Goiás, como um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), tendo presidido a legenda em Trindade onde exerceu dois mandatos de vereadores pela agremiação, nos anos de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000, tendo disputado mandato de deputado federal nas eleições de 5 de outubro de 2022, não foi eleito e terminou como um dos suplentes.

Nota divulgada pela família informa que, dando cumprimento à vontade de Arquidones Bites, órgãos e tecidos serão doados e, neste sentido, os protocolos inerentes a este gesto de profundo significado humano, já se encontram em andamento. Arquidones Bites deixa três filhos, quatro netos e um vasto círculo de amizade e companheirismo conquistada ao longo de sua vida.

Manifestações

Alaor Dorneles de Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (Sintego) Regional Trindade, falou sobre a importância das lutas e do legado de Arquidones Bites. “Ele representa para todos/as nós que militamos na Educação, um exemplo a ser seguido, esteve sempre ao lado dos mais frágeis, sempre lutando para conquistarmos uma sociedade mais justa, solidária e igualitária, mas,, pode ter certeza, companheiro Arquidones, seu legado jamais será esquecido e sempre será enaltecido como um exemplo de vida a ser seguido”, afirmou. Dorneles por fim despediu-se de um companheiro de décadas de atividades. “Vá em paz, companheiro Arquidones, você fez a luta que tinha que ser feita, vai deixar um grande vazio e muita saudade em todos/as que tiveram o privilégio de conviver com você”, concluiu.

João Batista Fernandes, amigo de longa data de Arquidones Bites com quem empreendeu diversas lutas políticas em Trindade. “Mais da metade da minha atuação política foi junto com ele. Certa vez, encontramos então com o Lula, hoje presidente da República novamente, Arquidones estava com uma bandeira do PT e pediu ao Lula para dar um autógrafo. Lula escreveu seu nome na bandeira vermelha. Daí o próprio Lula, cortou a segunda letra L que virou um T e aí ficou LUTA. Depois de 43 anos de fundação do partido vejo assim que a vida do Arquidones foi incorporada a essa palavra LUTA e não tem como você desassociar a luta pelas melhorias, pelas causas sociais em Trindade do nome do Arquidones, cujo nome soa como luta. E vai ficar por muitos anos também lembrado como pessoa de luta. Poderia ter vivido com luxo porque tinha salário bom, mas ele preferiu gastar o dinheiro dele todo com a luta. Tanto que agora, depois de morto ele ainda vai inaugurar o sistema de captação de órgãos e tecidos para doação. Então ele sempre nos surpreendendo, mesmo após sua morte. Estou com o coração rasgado no meio, mas é a vida”, comentou.

A Câmara Municipal de Trindade, por sua assessoria de imprensa, divulgou nota em que reconhece a importância de Arquidones Bites na sociedade e registra o sentimento de pesar. “Neste momento de dor, prestamos nossas sinceras condolências à família, aos amigos e aos admiradores de Arquidones Bites. Que Deus possa confortar os corações de todos aqueles que sentem a sua partida. A comunidade trindadense perde um grande líder e um defensor incansável dos interesses da população, mas sua memória e seu legado permanecerão vivos para sempre”, diz a nota.

O velório será realizado na Câmara Municipal de Trindade, no Jardim Primavera, nesta sexta-feira (31), provavelmente a partir das 12h. Logo que formos informados a respeito do sepultamento atualizaremos esta postagem. Daqui enviamos à família e amigos, nosso sentimento de pesar diante dessa perda enorme para todos.

ATUALIZAÇÃO
A família Bites divulgou na noite de quinta-feira (30) comunicado informando que o corpo do professor Arquidones Bites será velado na Câmara Municipal de Trindade, no Sábado (1/04), a partir das 6h, e o sepultamento será realizado às 15h daquele dia, no Cemitério Municipal de Trindade. (Nota atualizada às 7:49h, de 31/03/2023)


Comentários

erivanio disse…
Arquidones Bites Leão Leite, é historia muito mais que um político para me desde de 2016, que tive oportunidade de ter conhecido, ele já tinha e estava na continuidade de uma trajetória de luta por direitos, faz uma passagem pautada no trabalho, permitindo outras pessoas continuar vivendo para além das doações dos órgãos e tecidos, os seus ensinamentos serão multiplicados pelo tempo dedicado no ensino e na vida. “Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas. Mas jamais conseguirão deter a chegada da primavera”, essa frase foi dita pelo atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e também encontramos na Canção de Cartola dizendo que "...As rosas não falam". "Simplesmente as rosas exalam. O perfume que roubam de ti, ai..." assim quero lembrar de você diante dos muitos gestos deixados, podendo afirmar um exemplo a ser seguido na luta.
Obrigado pelo comentário, Erivanio.