Entrevista de emprego: Momento crucial no processo seletivo

Simplesmente faltar à entrevista sem qualquer justifica prejudica a imagem do candidato

Andréa Andrade, CEO da ASH Talento. (Foto: Reprodução)

No processo de seleção de futuros empregados ou colaboradores, como costumam dizer os profissionais que atuam na área do recrutamento de pessoal, a entrevista é momento crucial para que o candidato seja avaliado ali na conversa olho no olho. E neste momento, vale lembrar, tudo se encontra em observação e será considerado pelo avaliador, não tenha a menor dúvida disso.

Conversamos com Andréa Andrade, Chief Executive Officer (CEO) da ASH Talentos, a respeito da importância da entrevista para a seleção de novos colaboradores. Logo no início, a executiva deixou claro que ignorar este compromisso faz muito mal ao candidato à vaga em questão. “Falta à entrevista de emprego é algo extremamente malvisto no mundo corporativo”, pontua. O mínimo a ser feito, havendo real impedimento de se comparecer a este compromisso, é avisar com a máxima antecedência, recomendam os especialistas em recrutamento.

Andrade comenta ainda que a atitude de se faltar à entrevista sem qualquer aviso acaba revelando um hábito negativo do candidato, além de outras características levadas muito em conta pelos recrutadores. “Quem falta a um compromisso tão importante como a entrevista de emprego expõe indicativos de falta de comprometimento, responsabilidade e desinteresse em relação à vaga ofertada”, analisa. O resultado disso, quase sempre, é a eliminação automática do processo seletivo na empresa em questão ou mesmo pelo recrutador que faz o processo seletivo para diversos empregadores.

Atuando como recrutadora de pessoal para várias empresas, com larga experiência no mercado, Andrade lembra que não é tão incomum se ver em situações nas quais um candidato simplesmente deixa de comparecer à entrevista. “Vivenciamos momentos assim, quase todos os dias na consultoria e nos esforçamos para entender o que se passa pela cabeça de uma pessoa que se candidata a uma determinada vaga, dizendo precisar daquele trabalho, pois empregado está difícil, não raras vezes encontra-se desempregada há tantos anos, faz contato por ligações telefônicas, mensagens via WhatsApp e direct nas contas nas redes sociais, mas decide simplesmente por faltar à entrevista”, comenta.

Além do mais, o candidato precisa investir seu tempo em várias fase do processo seletivo, como, o cadastro no site, conseguir localizar a vaga, se candidatar, agendar a entrevista com o recrutador, submeter-se a testes, mas chega o dia da entrevista e o candidato não aparece sem apresentar qualquer satisfação nem mesmo informando com a mínima antecedência a desistência de seguir adiante no processo. Diante de uma atitude assim, Andrade fala que todos os envolvidos no processo se sentem decepcionados. “Que decepção para a consultoria, para a empresa e todos os envolvidos no recrutamento que despendem assim valioso tempo e por nada”, revela.

Agora é claro que imprevistos acontecem e os indivíduos podem se vir diante de motivos particulares para não comparecer a uma entrevista de emprego, porém o ideal e correto é que a ausência seja comunicada com antecedência, oportunizando reagendamento ou aí já informando a desistência de se continuar no processo seletivo, abrindo oportunidade para outro candidato realmente interessado no posto. “Empatia é fundamental nesse momento”, afirma Andrade.

E convém prestar atenção ao que nos diz Andrade sobre esse negócio de recrutamento de pessoal: “O comprometimento é e sempre será uma característica fundamental em toda a sua jornada profissional. Pense nisso! O mundo corporativo é muito grande, mas, ao mesmo tempo, pequeno. As pessoas vão se conectando e assim começam as referências, indicações, para se conseguir oportunidades melhores”, comenta.

Andrade elenca algumas valiosas dicas para os candidatos que estejam ou ainda estarão participando de processos seletivos nas empresas. Valores como sinceridade, respeito e comprometimento estão sempre alta e mantém portas abertas nas empresas, garante. Fique ligado às dicas:

Candidate-se apenas para as vagas que você, de fato, têm interesse e compareça à entrevista!

Se você pensa que “fica feio desistir de uma vaga” ou que não saberá dar explicações suficientes, pense que é pior não dizer nada e simplesmente faltar. Seja sincero!

Faltar à entrevista de emprego é uma atitude que pode, no limite, até arruinar sua carreira, pois isso contribui para deixar uma imagem negativa a seu respeito.

Aos olhos dos recrutadores, atitudes assim demonstram irresponsabilidade, falta de empatia e de comprometimento. Dificilmente você terá outra oportunidade naquela empresa.

Então é assim, ligue, envie um e-mail ou mensagem pelo WhatsApp com antecedência! E não se esqueça de agradecer pela oportunidade deixando sempre as “portas abertas”.


Comentários