A chave para fidelizar clientes e nutrir negócios de sucesso

Serviço de qualidade não é mais um diferencial, é pré-requisito para manter um negócio de portas abertas

Antônio Erasmo, articulista. (Foto: Divulgação)


Imagine entrar em uma loja e ser recebido por um atendente que sorri como se você fosse a pessoa mais importante do mundo. Isso já é um ótimo começo, não é mesmo? Agora, imagine esse mesmo atendente te ajudando a encontrar exatamente o que você procura, te dando dicas valiosas e te fazendo sentir à vontade como se estivesse em casa. Parece um sonho, mas não é! Isto é atendimento de excelência.

E se você pensa que só acontece em lojas de luxo, está enganado. Atendimento de excelência pode ser encontrado em qualquer lugar, desde o simples mercadinho da esquina até uma loja de marca renomada. Basta procurar por aqueles atendentes que fazem questão de te ouvir, te entender e te deixar feliz. Mas não se engane: serviço de qualidade não é mais um diferencial, é pré-requisito para manter um negócio de portas abertas.

Desafio que gera fidelização de clientes
Se você ainda não encontrou esse tipo de acolhimento em uma loja física, por telefone, e-mail ou mensagem de WhatsApp, não se desanime. Prestar esse tipo de serviço não é um bicho de sete cabeças, mas exige dedicação, interesse, força de vontade, treino, refino das habilidades e constância.
Quando encontramos um atendimento de excelência, daqueles em que o atendente falta adivinhar o que queremos, não temos mais interesse em ir em outro lugar. Esta é a chave para fidelizar clientes felizes e nutrir negócios de sucesso. E para auxiliar na capacitação de uma equipe de acolhimento, deixo aqui três ações eficientes para tratar seus consumidores:

Personalize o atendimento
Tente se comunicar com o cliente de forma única, para que ele se sinta exclusivo. Pergunte o nome dele, escute-o atentamente para compreender suas necessidades e, assim, oferecer soluções que encaixem no perfil dele. Demonstre interesse genuíno em ajudá-lo. Isso fará com que o consumidor se sinta valorizado e importante para a empresa.

Seja claro e objetivo
Quando se trata de atendimento ao cliente, é importante ser claro e objetivo na comunicação. Use uma linguagem simples, de fácil entendimento para explicar os procedimentos, processos e soluções oferecidas. Não deixe espaço para ambiguidades ou mal-entendidos, pois isso pode gerar queixa e insatisfação. Nem sempre há uma segunda chance para causar uma boa impressão.

Resolver problemas com agilidade
Quando um cliente tem uma intercorrência, ele espera que a empresa resolva rapidamente e de maneira eficiente. Por isso, é importante que o atendente esteja preparado e capacitado para resolver problemas com agilidade. Mostre que você se importa com o cliente e que está comprometido em oferecer soluções sem demora. Isso aumentará a confiança do consumidor na empresa e melhorará sua experiência de atendimento.

Antonio Erasmo é jornalista, especializado em Marketing e Comunicação Estratégica

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