“Conciliação na prática” foi o tema de palestra na Subseção de Trindade da OAB

O evento integra os preparativos para a reativação da 1ª Corte de Conciliação e Arbitragem conduzidos pela ACIAT, liderada por Francis Albuquerque

Participantes da palestra na OAB Trindade. (Foto: Divulgação)


Conversamos com Francis Flávio Albuquerque Costa, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Trindade (ACIAT), a respeito da preparação para a reativação da 1ª Corte de Conciliação e Arbitragem. Simplificando para facilitar o entendimento, trata-se de uma alternativa para solucionar problemas jurídicos sem que se recorra necessariamente ao poder Judiciário. Os chamados litígios têm um prazo máximo de 180 dias para serem resolvidos, refletindo-se no custo da demanda para as partes envolvidas, convém salientar.

Francis Albuquerque falou sobre a realização de palestra intitulada “Conciliação na prática”, com as advogadas Joice Kellen Souza de Jesus Rocha e Letícia Barbosa, no auditório da Subseção de Trindade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), nesta quinta-feira (23), a partir das 19h, como uma atividade relevante para se reativar a Corte em Trindade, além de se constituir pré-requisito para a pessoa interessado em atuar naquela instância. “Ontem à noite foi realizada a segunda palestra, numa série de três, como pré-requisito para quem quer ser conciliador e árbitro. No início de abril teremos a terceira edição e pretendemos, ali pelos 15 ou 20 daquele mês, reinaugurarmos a Corte”, informou.

O presidente da ACIAT fez referência aos participantes do evento, destacando a importância do papel que vários personagens desempenharam no trabalho que resultou na instalação da Corte no município há vários anos. “Foi um momento muito importante, pois tivemos entre os participantes vários advogados, empresários, bem como idealizadores da Corte, casos de Claud Wagner Gonçalves Dias e Sandra Gonçalves, também Lilian Moura que nos idos de 2006 que trabalharam pela instalação da Corte em Trindade”, valorizou.

Francis Albuquerque acredita que a reativação da Corte em Trindade trará uma contribuição significativa para o conjunto da sociedade local. “A Corte vai contribuir muito com Trindade, com o Estado de Goiás, vai servir também a todas as pessoas, a população enfim, empresários, advogados, contribuindo inclusive com o poder Judiciário”, defende. E por isso mesmo, Francis Albuquerque ressalta a importância dos apoios recebidos para a concretização desta empreitada. “A Subseção da OAB é parte importante na reativação da Corte, imprimindo características de transparência, credibilidade e lisura nos processos, julgamentos. Apoios de inegável importância vieram do Colégio e Faculdades Aphonsiano pelo seu diretor, professor Marcos Queiroz, juntamente com o suporte do coordenador do curso de Direito daquele instituição de ensino, professor Isac”, salienta.


Comentários